Manual Prático da Cobrança Eletrônica: mudanças entre as edições

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'''6.6.1''' – Lançamentos do Título no Contas a Receber......................................................................49
'''6.6.1''' – Lançamentos do Título no Contas a Receber......................................................................49
===Introdução===
A cobrança eletrônica do sistema Fênix é uma implementação do leiaute CNAB FEBRABAN. É a forma mais eficiente de emissão de boletos e controle de cobrança. O sistema transmite os títulos gerados nas operações do sistema (Pedidos, Ordens de Serviço e avulsos) ao banco e este responde e mantém o sistema informado quanto a baixas, entradas em cartório, cobrança de juros, etc. Ainda é possível, depois do título transmitido ao banco, efetuar manutenções como abatimentos, alterações em vencimentos e endereço, baixa e solicitações de protestar e não protestar.
O sistema basicamente gera um arquivo de remessa ao banco, com títulos e instruções em títulos. E o banco devolve o resultado do retorno, no dia seguinte, em um arquivo de retorno, que deve ser salvo e processado no sistema. Dessa forma o sistema toma conhecimento de quais das instruções foram aceitas ou rejeitadas, se rejeitadas quais os motivos e apresentar ao usuário. O retorno também traz informações de títulos que já estavam no banco antes da remessa do dia anterior, trazendo informações como, títulos liquidados, protestados, entre outras ocorrências que são todas compreendidas pelo sistema Fenix, que faz internamente as
devidas baixas ou controles.
Todos os resultados do processamento e da comunicação Fenix x Sistema do Banco, são salvas no banco de dados do Fenix, gerando as transações e saldos em bancos, contabilizando taxas, juros, e históricos. Tudo isso pode ser acompanhado por relatórios do próprio sistema.
===1 – Remessa ao Banco===
A remessa ao banco gera um arquivo, contendo:
Entrada de títulos que atendem os quesitos de seleção pelo processador da remessa (configurável).
Instruções em títulos que já estão no banco (Ex. Abatimentos, baixas, protestos, etc).
Cada remessa é controlada por um número único, para cada carteira do banco, que é enviado junto no arquivo.
O arquivo é gerado sempre no diretório /basepro/finmov/remessa/banco999/ (onde 999 é o código do
banco). Por padrão disponibilizamos o /basepro/finmov/ como compartilhamento finmov do servidor, sendo
este acessado em //servidorfenix/finmov/ onde servidorfenix é o nome ou endereço IP do servidor.
Por convenção, utilizaremos neste manual o compartilhamento finmov mapeado na unidade M: da
estação que fará as remessas e retornos ao banco.
Também existe a opção de enviar e buscar arquivos pela Web, no diretório de exportações do sistema,
sem a necessidade de mapear a unidade de rede.





Edição das 18h58min de 13 de abril de 2015

Manual prático descrevendo os conceitos e procedimentos para operação da cobrança eletrônica pelo sistema ERP Fenix.

Manual Prático da Cobrança Eletrônica no Sistema ERP Fenix

Sumário

Introdução....................................................................................................................4

1 – Remessa ao Banco....................................................................................................5

1.1 – Prévia............................................................................................................5

1.2 – Geração...........................................................................................................8

1.3 – Envio do arquivo da Geração......................................................................................10

1.3.1 – Direcionando Caminho da Unidade Mapeada da Rede................................................................11

1.3.2 – Salvando Arquivo do Servidor pela Web (quando a unidade M: não estiver disponível).............................13

1.4 – Controle de Remessa..............................................................................................15

2 – Retorno do Banco...................................................................................................17

2.1 – Salvamento do Arquivo retornado pelo Banco.......................................................................17

2.1.1 – Salvando Arquivo na Unidade Mapeada da Rede....................................................................17

2.1.2 – Salvando Arquivo no Servidor pela Web (quando a unidade M: não estiver disponível).............................18

2.2 – Processando Retorno do Banco.....................................................................................21

2.3 – Controle de Retorno..............................................................................................25

2.4 – Conferindo e Corrigindo Erros no Relatório do Retorno............................................................28

3 – Manutenções em Títulos.............................................................................................29

3.1 – Liberação de Rejeitados..........................................................................................29

3.2 – Alteração de Vencimento – Título ainda não remetido ao banco.....................................................34

3.3 – Manutenções no Banco.............................................................................................36

3.3.1 – Pedido de Baixa................................................................................................37

3.3.2 – Conceder Abatimento............................................................................................37

3.3.3 – Cancelar Abatimento............................................................................................38

3.3.4 – Alterar Vencimento.............................................................................................38

3.3.5 – Solicitar Protesto.............................................................................................38

3.3.6 – Não Protestar..................................................................................................39

3.3.7 – Não Cobrar Juros...............................................................................................39

3.3.8 – Outras.........................................................................................................39

3.3.9 – Remover Instrução Antes de Enviar ao Banco.....................................................................39

4 – Relatórios do Sistema para Acompanhamento da Cobrança..............................................................41

5 – Rotina diária......................................................................................................43

5.1 – Retorno..........................................................................................................43

5.2 – Conferência do Retorno...........................................................................................43

5.3 – Correção de Títulos Rejeitados...................................................................................43

5.4 – Liberação de Rejeitados..........................................................................................43

5.5 – Manutenções......................................................................................................43

5.6 – Reclassificação de Clientes......................................................................................43

5.7 – Remessa..........................................................................................................43

6 – Outras Manutenções da Cobrança.....................................................................................44

6.1 – Colocar título em carteira, para não ser enviado ao banco........................................................44

6.2 – Alterar vencimento...............................................................................................45

6.3 – Alterar Endereço de Cobrança do Cliente..........................................................................45

6.4 – Reclassificação de Clientes......................................................................................46

6.5 – Configurações de Cobrança no Cliente.............................................................................46

6.6 – Consulta de Dados do Título......................................................................................47

6.6.1 – Lançamentos do Título no Contas a Receber......................................................................49


Introdução

A cobrança eletrônica do sistema Fênix é uma implementação do leiaute CNAB FEBRABAN. É a forma mais eficiente de emissão de boletos e controle de cobrança. O sistema transmite os títulos gerados nas operações do sistema (Pedidos, Ordens de Serviço e avulsos) ao banco e este responde e mantém o sistema informado quanto a baixas, entradas em cartório, cobrança de juros, etc. Ainda é possível, depois do título transmitido ao banco, efetuar manutenções como abatimentos, alterações em vencimentos e endereço, baixa e solicitações de protestar e não protestar.

O sistema basicamente gera um arquivo de remessa ao banco, com títulos e instruções em títulos. E o banco devolve o resultado do retorno, no dia seguinte, em um arquivo de retorno, que deve ser salvo e processado no sistema. Dessa forma o sistema toma conhecimento de quais das instruções foram aceitas ou rejeitadas, se rejeitadas quais os motivos e apresentar ao usuário. O retorno também traz informações de títulos que já estavam no banco antes da remessa do dia anterior, trazendo informações como, títulos liquidados, protestados, entre outras ocorrências que são todas compreendidas pelo sistema Fenix, que faz internamente as devidas baixas ou controles.

Todos os resultados do processamento e da comunicação Fenix x Sistema do Banco, são salvas no banco de dados do Fenix, gerando as transações e saldos em bancos, contabilizando taxas, juros, e históricos. Tudo isso pode ser acompanhado por relatórios do próprio sistema.


1 – Remessa ao Banco

A remessa ao banco gera um arquivo, contendo:

Entrada de títulos que atendem os quesitos de seleção pelo processador da remessa (configurável). Instruções em títulos que já estão no banco (Ex. Abatimentos, baixas, protestos, etc).

Cada remessa é controlada por um número único, para cada carteira do banco, que é enviado junto no arquivo.

O arquivo é gerado sempre no diretório /basepro/finmov/remessa/banco999/ (onde 999 é o código do banco). Por padrão disponibilizamos o /basepro/finmov/ como compartilhamento finmov do servidor, sendo este acessado em //servidorfenix/finmov/ onde servidorfenix é o nome ou endereço IP do servidor.

Por convenção, utilizaremos neste manual o compartilhamento finmov mapeado na unidade M: da estação que fará as remessas e retornos ao banco. Também existe a opção de enviar e buscar arquivos pela Web, no diretório de exportações do sistema, sem a necessidade de mapear a unidade de rede.