Manual Prático da Cobrança Eletrônica
Manual prático descrevendo os conceitos e procedimentos para operação da cobrança eletrônica pelo sistema ERP Fenix.
Manual Prático da Cobrança Eletrônica no Sistema ERP Fenix
Sumário
Introdução....................................................................................................................4
1 – Remessa ao Banco....................................................................................................5
1.1 – Prévia............................................................................................................5
1.2 – Geração...........................................................................................................8
1.3 – Envio do arquivo da Geração......................................................................................10
1.3.1 – Direcionando Caminho da Unidade Mapeada da Rede................................................................11
1.3.2 – Salvando Arquivo do Servidor pela Web (quando a unidade M: não estiver disponível).............................13
1.4 – Controle de Remessa..............................................................................................15
2 – Retorno do Banco...................................................................................................17
2.1 – Salvamento do Arquivo retornado pelo Banco.......................................................................17
2.1.1 – Salvando Arquivo na Unidade Mapeada da Rede....................................................................17
2.1.2 – Salvando Arquivo no Servidor pela Web (quando a unidade M: não estiver disponível).............................18
2.2 – Processando Retorno do Banco.....................................................................................21
2.3 – Controle de Retorno..............................................................................................25
2.4 – Conferindo e Corrigindo Erros no Relatório do Retorno............................................................28
3 – Manutenções em Títulos.............................................................................................29
3.1 – Liberação de Rejeitados..........................................................................................29
3.2 – Alteração de Vencimento – Título ainda não remetido ao banco.....................................................34
3.3 – Manutenções no Banco.............................................................................................36
3.3.1 – Pedido de Baixa................................................................................................37
3.3.2 – Conceder Abatimento............................................................................................37
3.3.3 – Cancelar Abatimento............................................................................................38
3.3.4 – Alterar Vencimento.............................................................................................38
3.3.5 – Solicitar Protesto.............................................................................................38
3.3.6 – Não Protestar..................................................................................................39
3.3.7 – Não Cobrar Juros...............................................................................................39
3.3.8 – Outras.........................................................................................................39
3.3.9 – Remover Instrução Antes de Enviar ao Banco.....................................................................39
4 – Relatórios do Sistema para Acompanhamento da Cobrança..............................................................41
5 – Rotina diária......................................................................................................43
5.1 – Retorno..........................................................................................................43
5.2 – Conferência do Retorno...........................................................................................43
5.3 – Correção de Títulos Rejeitados...................................................................................43
5.4 – Liberação de Rejeitados..........................................................................................43
5.5 – Manutenções......................................................................................................43
5.6 – Reclassificação de Clientes......................................................................................43
5.7 – Remessa..........................................................................................................43
6 – Outras Manutenções da Cobrança.....................................................................................44
6.1 – Colocar título em carteira, para não ser enviado ao banco........................................................44
6.2 – Alterar vencimento...............................................................................................45
6.3 – Alterar Endereço de Cobrança do Cliente..........................................................................45
6.4 – Reclassificação de Clientes......................................................................................46
6.5 – Configurações de Cobrança no Cliente.............................................................................46
6.6 – Consulta de Dados do Título......................................................................................47
6.6.1 – Lançamentos do Título no Contas a Receber......................................................................49