Conceitos - Arquivos no Sistema Fênix

De Wiki Fenix
Revisão de 21h05min de 16 de julho de 2014 por Aline (discussão | contribs) (Criou página com '==Conceito de Arquivos no Sistema Fênix== Arquivos no sistema são tabelas contendo dados na forma de registros e campos dos registros. Tudo de informações são colocados ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Conceito de Arquivos no Sistema Fênix

Arquivos no sistema são tabelas contendo dados na forma de registros e campos dos registros. Tudo de informações são colocados nestas tabelas pela sua natureza e de forma a ter uma identidade única possível de ser identificada isoladamente através de uma chave primaria que leve a um e único registro.


Quanto ao conteúdo:

No Fênix, quanto ao conteúdo, estes arquivos se dividem em duas categorias:


Arquivos de Cadastros

Cadastros são aquelas tabelas que um registro tenha entidades claramente definidas e que sobre elas atuem outras informações, cadastros normalmente contém um numero de registros que não ser repetem sobre a sua própria identidade e seu crescimento e pequeno na operação diária. Normalmente os Cadastros sofrem eventos que são registrados nos Arquivos de movimento.

Exemplo de Cadastros:

Clientes, Fornecedores, População de Máquinas, Usuários etc.


Arquivos de Movimentos

Movimentos são aquelas tabelas que um registro tenha também identidade mas que ser repetem várias vezes e que cujas informações neles contidas tenham ação sobre cadastros. Toda a ação sobre um registros de um arquivo de cadastros, são guardados em arquivos de movimento. Os Arquivos de Movimentos, diferentemente dos Cadastros, crescem constantemente durante a operação diária.


Exemplo de Movimentos:

Notas Fiscais, itens de notas fiscais, Títulos do Contas a Receber, Títulos do Contas a Pagar, Lançamentos de Caixa, Lançamentos no Contas a Receber, Pedidos de Peças, Kardex, etc.


Quanto a Área do Sistema:

No Fênix, quanto a gestão de cada um por área do sistema, estes arquivos tanto cadastros quanto movimentos se dividem em cinco categorias:


Peças

Todo arquivo ou movimento diretamente ligado a área de peças, exemplo: cadastros geral de peças, cadastro de substitutas, orçamentos de peças e seus itens, pedidos de peças etc.


Serviços

Todo arquivo ou movimento diretamente ligado a área de serviços, exemplo: cadastros geral de serviços, cadastro de tipos de serviços, orçamentos de serviços e seus itens, ordens de serviços etc.


Equipamentos

Todo arquivo ou movimento diretamente ligado a área de equipamentos, exemplo: cadastros geral de equipamentos, cadastro de população de máquinas, cadastro de modelos de máquinas, orçamentos de equipamentos e seus itens, pedidos de equipamentos etc.


Financeiro

Todo arquivo ou movimento diretamente ligado a área do financeiro, exemplo: bancos, agências bancárias, contas a receber, movimento no contas a receber, contas a pagar, contas bancárias, momento em contas bancárias, contas de caixa, movimentos em contas de caixa, historicos de lançamentos, etc


Gerais

Todo arquivo ou movimento ligados indistintamente a todas as área, exemplo: cadastros de clientes e fornecedores, cadastros de usuários, informações externas, cadastros da contabilidade, etc.