Conceitos - Controle de Compras
Controle de Compras - Orçamento x Requisições
O Fênix possui uma eficiente modalidade de controle de compras pela utilização de dois módulos integrados e dependentes e dos módulos de entras das despesas no Sistema:
Orçamento de Custo
Requisição de Compras
Entradas de Compras
Entrada de Notas e Documentos
Lançamentos em Caixa
Lançamentos em Bancos
Uma vez dada a diretriz de que o Sistema irá utilizar a modalidade de Controle de Compras todas as compras serão reguladas e minuciosamente controladas pelas requisições de compras previamente feitas e nenhuma nota, lançamento de caixa ou lançamento de bancos poderá entrar no sistema sem a devida indicação da requisição e com os valores não correspondentes a ela.
A partir do Orçamento de Custos para 12 meses estanques, feitos para o exercício fiscal baseado na contabilidade do período anterior com ajustes, os usuários e departamentos farão prévias requisições para suas compras esgotando um saldo disponível dotado no orçamento de custos que foi efetivado para o exercício.
As discrepâncias entre o que está orçado e o que está sendo demando poderão ser resolvidas pela adição de um suprimento de recurso na conta do orçamento pela solicitação ao gestor gestor do orçamento e devidamente justificado. O sistema fará controle destas alterações uma a uma.
Como configurar o modo Controle de Compras
A ativação plena do modo controle de compras se pela diretriz básica feita nos parâmetros contábeis e pelas configurações feitas nos cadastros de Tipos de Documentos (externos e internos), Históricos de Lançamentos (caixa ou bancos) e Usuários:
1) Configurar Diretriz: Ver parâmetros contábeis (.....chamada...)
Indicativo de que vai utilizar e
Data do início da utilização.
2) Tipos de Documentos e Históricos: Ver parâmetros contábeis (.....chamada...)
Indicativo de que o Tipo de Documento e Históricos exigem Requisição.
3) Usuários: Ver parâmetros contábeis (.....chamada...)
Código da Loja
Centro de custos.
Impedimentos da utilização do modo Controle de Compras.
O impedimento para a utilização plena do módulo Controle de Compras está ligado a sua dependência de outros módulos ativos no Sistema:
1) Sistema tem que operar no modo contabilizar internamente.
2) Sistema tem que operar no modo Centralizado (se tiver filiais).
3) Sistema tem que operar no modo com Controle de Caixa.
4) Sistema tem que operar no modo com Controle de Bancos.
Diagrama do modo Controle de Visitas
Diagrama de Integração:
Diagrama Estrutural:
Diagrama Funcional: