Como Fazer - Criar Históricos de Caixa e Bancos
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Débito no Banco
Preencher os campos:
- Código: Informar um Código.
- Histórico: Informar uma descrição para o lançamento.
- Tipo de Lançamento no Banco: D - Débito (É como o valor lançado será no banco.)
- Histórico é Contábil?:Responder SIM ou NÃO se o lançamento terá efeito na contabilidade.
- Rateio em Centros de Custo?: Responder SIM ou NÃO se o lançamento será gerencial.
- Rateio proporcional em todos?: Responder SIM ou NÃO se deve ratear em todos centros de custo.
- Tipo de Rateio: Se for o caso, informar um tipo de rateio pré definido ou pressionar F10 para listar.
Definições Contábeis
É possível configurar as 2 contas contábeis, para fechar contra-partida no mesmo lançamento. Uma das contas que será configurada como crédito ou débito, pode ficar em branco pois o sistema vai utilizar a conta contábil do banco ou do caixa em onde está sendo utilizado o histórico de lançamento.
Primeiro configurar a conta de contra-partida ao lançamento do banco.
- Código da 1a Conta Contábil: Conta do lançamento de contra partida ao banco.
- Tipo de Lançamento: Débito (lançamento será de débito na contabilidade para a conta acima)
- Tipo de Totalização: N (Se deseja fazer lançamento com total no lote, informar não para detalhar no razão o lançamento)
- Código da 2a Conta Contábil: Deixar em branco pois o sistema irá utilizar a conta do banco ou do caixa onde está sendo feito o lançamento.
- Tipo de Lançamento: Crédito (Será creditado valor do lançamento no banco contábilmente)
- Tipo de Totalização: N (Se deseja fazer lançamento com total no lote, informar não para detalhar no razão o lançamento)
Gerar obrigação
É possível configuar que o lançamento irá gerar uma obrigação, se for crédito gera obrigação no contas a pagar, débito gera no contas a receber. Deve ser definido o tipo de documento a ser gerado.