Inventário Rotativo.pdf
Rotina para proceder inventário rotativo.
Inventário Rotativo de Peças
O Inventário rotativo foi criado para servir de acompanhamento e refinamento de um inventário real que deve ser realizado uma vez por ano. No inventário rotativo são emitidas listagens para contagem, sendo possível o gerente ou responsável emitir uma listagem com saldos, e outra sem saldos que será utilizada para contagem, e posterior comparação com a listagem que contem os saldos.
Este procedimento não bloqueia o sistema para movimentações, portanto devese ter muita cautela na contagem e no ajuste dos saldos. A sugestão é que sejam emitidas listagens com poucos itens, para que a contagem seja rápida, e se uma peça for separada no durante a contagem de uma determinada prateleira, seja colocada uma folha sinalizando que dali foi retirada determinada quantidade de peças, para que esta quantidade seja contada.
Para os ajustes póscontagem deve se ter em mente que o inventário rotativo é para apurar os erros, e não simplesmente corrigir, portanto, qualquer divergência deve ser pesquisada, tentando encontrar o motivo da diferença, seja junto aos funcionários da separação, da oficina ou junto ao suporte do sistema, para verificar se o ajuste pode ser feito automáticamente. Se for constatada a diferença a menor no saldo físico em relação ao sistema, sugerimos que seja criado um único pedido de peças de acerto, onde serão colocadas as sobras. Se forem constatadas diferenças a maior no saldo físico em relação ao sistema, devese verificar se o saldo não está no pedido de peças de acerto, se tiver no pedido basta eliminar a quantidade do pedido que o saldo volta ao estoque, se não, é possível fazer a entada de acerto de inventário considerando o último custo ou custo reposição do item (a critério do gerente de peças).
Para emitir os relatórios acessar:
Peças > Relatórios > Outros > Cadastro > Cadastro Geral de Peças Mercadorias Próprias por Itens (06)
Selecionar a impressora e pressionar enter:
Tipo:
Selecionar o tipo do saldo, recomendamos o tipo 2 = Saldo físico em mãos na prateleira.
Linha de representação inicial e final:
Selecionar a linha de representação a ser contada
Locação inicial e Final:
Colocar a locação que deve ser contada, exemplo: “001 A01” a “005 A99” contará as colunas 1 a 5 da prateleira A.
Eliminar itens com saldo físico zero?:
Respondendo Sim neste item faz com que o sistema emita ficha somente dos itens que possuem saldo no sistema, caso contrario o sistema emite todos os itens da locação.
Colocar Saldo?:
Esta opção deve ser colocada Sim para emitir o relatório com saldo, e Não para emitir o relatório utilizado para contagem, onde no lugar do saldo aparece um campo para preencher a quantidade.