Retorno de Remessa em Demonstração com Notas de Terceiros
Como proceder retorno de remessas em demonstrçãoes aproveitando os dados da nota de saida para lançamento da entrada.
Retorno de Remessa em Demonstração com Notas de Clientes
Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos.
Caminhos:
Área de Peças:
Peças > Operações > Almoxarifado > Retorno de Terceiros > Busca Nota > Com uma nota do cliente.
Área de Serviços:
Serviços > Operações > (Serviços ou Locação) > Operações com Terceiros > Retorno de demonstrações > Busca Nota > Com uma nota do cliente.
Em cada modulo onde o sistema faz retorno de mercadorias por terceiros com baixa nos apontamentos de pendências (hoje com documento interno) o sistema apresentará o seguinte menu (neste exemplo feito pelo módulo de retorno de demonstração da área de peças operações casadas):
Passos:
1 - Busca Localizando nota do cliente
Exatamente da mesma forma como é com a nota própria. Opções de pesquisa pelo código do cliente, número da nota ou listar todas as pendentes.
Listando todas pendências:
Após selecionada a nota que deverá retornar, sistema indica o documento de entrada, poderá ser alterado se necessário.
2 - Ver Conteúdo Conferir com a nota do cliente:
O sistema mostra os dados da nota de saída, que serão os mesmos utilizados para a entrada com a nota de devolução do cliente. É responsabilidade do operador conferir se a nota do cliente está com os mesmos valores, pois o sistema não vai solicitar que sejam digitados todos os itens e valores, sendo assim um processo mais rápido e confiável.
Conferencia da nota de saída.
3 - Efetiva Retorno
Sistema irá solicitar número da nota do cliente, série, Data de emissão e confirmar o documento de entrada.
Dados a serem informados.
Após pressionar informar todos os dados, a nota estará lançada com todos os itens, apontamentos de poder de terceiro serão atualizados e os saldos retornados, se pela área de peças ao estoque, se pela área de serviços, ao pedido e os originais.
Não será possível alterar estes conteúdos razão pela qual o operador deverá se certificar de que a nota do cliente é exatamente igual ao que deu a saída da demonstração.
Considerações sobre a operação com terceiros que foram levadas em conta para o desenvolvimento desta rotina:
1. Motivos que levam a insegurança nos retornos de mercadorias em demonstração feitas por digitação de notas fiscais emitidas pelo cliente contribuinte.
a. Nem todo destino das mercadorias em demonstração são na sede de clientes onde, mesmo sendo contribuintes, não possuem estrutura que permita emitir retornos de imediatos para que seja finalizada as operações no retorno de mercadorias em demonstração no cliente, seja para atendimento de maquinas ou disponibilizar alguma forma de consignação.
i. Esta tempestividade da emissão desta nota pode atrasar faturamentos pela Empresa dos itens que foram demandados no atendimento indeterminadamente.
ii. Retorno das mercadorias não faturadas para dar prosseguimento a garantias etc.
iii. Retorno das mercadorias enviadas para atendimento de uma máquina que não foram utilizadas no atendimento para estarem disponível no estoque para outros atendimentos.
b. Nem todo o cliente tem sistemas que dão entrada em estoque de terceiros que permita que segurança dos dados da Nota de Fiscal de Saída seja igual ao que dará o retorno das demonstrações:
i. Permitindo a ocorrência erros de digitação de valores (impostos, valores dos itens, valores complementares se houver impostos destacados).
ii. Permitindo a ocorrência erros de digitação de referências de itens em desacordo ao cadastro da empresa gerando inconsistência de saldos.
iii. Permitindo a ocorrência erros nas quantidades dos itens que foram enviados permitindo erros de má fé como exemplo: saindo fisicamente 10 e retornado 1 com igual valor total do item.
c. A demanda permitiria o direito de que clientes retornassem parcialmente notas em operações que julgarem necessários. Tipo várias notas ficais normais do ciente para uma única nota fiscal eletrônica da Empresa.
d. Em virtude da fragilidade deste procedimento, em empresas de médio e grande porte, facilitará ações de má fé que se utilizarão desta falha.