Versão 01 01 - G
SAV Versão 1.01 G - encerrada em 27/02/96
1) ...Problemas reportado pela EBR:
1.1) Equipamentos - Cadastro - Estoque de Equipamentos - Consultas:
Quando tenta consultar um item do Estoque de equipamentos que tenha um Fornecedor alternativo, o Sistema cai com ERRO DBFNTX/1020 - Workarea not indexed.
Identificado e Corrigido.
1.2) Relatórios em Geral:
Todos os relatórios em tela, quando feita a opção de zoom e em seguida premida a tecla ESC-Sair, a tela muda de formato e o Sistema cai com corrupção por violação de memória alta.
Identificado e Corrigido.
2) Problemas reportados pela TECNOESTE:
2.1) Ao fazer um Pedido de Pecas, tendo-se então concluído, ao tentar alterar a situação da condição de pagamento em outro dia, mesmo respondendo-se sim a pergunta de alterar a data de avaliação, o Sistema mantém o mesmo dia da elaboração do Pedido como referencia para a nova condição de pagamento.
Cabe aqui um explicação:
Por definição do Sistema, a Data de Avaliação é base de parcelamento para os códigos padronizados de Condição de Faturamento. Quando se digita 99 Condição Especial, tem esta, o propósito de que o usuário coloque datas fixadas ao seu interesse e nestes casos o Sistema não irá alterar pois não sabe se é para fazê-lo. Condições especiais são consideradas fixas para o Sistema como se acordado com o Cliente. Toda vez que for feita uma condição especial e quisermos alterá-la, teremos que, sobre o campo Código da Condição de Faturamento, pressionar F9-Condição Especial e trocar as datas uma a uma.
2.2) Ao Cancelar Nota de Entrada com Conhecimentos Associados e querendo-se cancelar também o Conhecimento, o Sistema indica que o conhecimento esta associado e não permite o seu cancelamento.
Identificado e Corrigido - O atualizador da Versão 1.01 G irá regularizar a inconsistência nos arquivos (Ver tópicos: 4.1 e 4.2).
2.3) No campo de Código de Vencimento quando entra digitando o campo, sem pressionar-se F10-Listar, dá uma mensagem errada (ICMs difere...) e não deixa prosseguir.
Como não foi definido onde ocorre o erro, testamos o Pedido, as Entradas de Notas Fiscais (Por documentos Internos e Externos) e Saídas por documentos avulsos. O erro mencionado não se verificou em nenhum deles. O que nos ocorreu é que no pedido o campo de recepção do Código da Condição de faturamento na tela de Dados Complementares do Pedido difere da Tela de Dados
Complementares das Notas Faiscais de Entrada e Avulsas. E fica na mesma altura do campo de recepção da alíquota ICMs. Então quando digitamos um valor da alíquota do ICM que difere do que esta configurado para o Estado do Cliente para o Código de Operação Fiscal do Documento, o Sistema dará a Mensagem que o ICM digitado é diferente do ICM configurado e não permite prosseguir, como deve ser por definição do Sistema. Por este motivo acreditamos que houve um equivoco ao reportar este erro.
2.4) Suporte - Relatórios - Contábeis:
Relatórios de Saídas por Transferências não estão saindo.
Existem dois relatórios de Saídas por Transferências, Pecas e Equipamentos. Testamos e o mencionado ocorreu no relatório de Equipamentos. Verificando as definições do Documento Interno de Saída para Transferência de Equipamentos descobriu-se que nele esta indicado com sendo não contábil diferentemente do Documento cadastrado para pecas. Como nossa base de testes é a base da Tecnoeste na sua implantação acreditamos que seja isto que esta acontecendo.
Cabe explicar: Os relatórios Contábeis só gestionam documentos definidos como CONTÁBEIS.
3) Correção de problemas não reportados:
3.1) Identificado pequeno problema na rotina pSavStatus () (percorria todas as área e não retornava para a origina), que pode da problemas em algumas rotinas com a Mensagem de erro bem característica: DBCMD/2001 Work Área not in
Use. Este erro e com pouca probabilidade de ocorrência e não justifica os erros de Select reportados anteriormente.
3.2) Identificada um Impropriedade no cancelamento de Documentos de Entrada que não fossem da Área de Pecas, especificamente na baixa dos Títulos do Contas a Pagar. É provável que nestes casos a maioria deles não tenha sido feito o devido Cancelamento dos títulos. ERRO GRAVE.
O Atualizador da Versão 1.01 - G irá regularizar a inconsistência nos arquivos.
4) Implementado:
4.1) Foi implementada na rotina de critica do percentual de participação do frete na Rotina de Associação de conhecimentos um check para verificar se esta ocorrendo excesso de associações a um conhecimento. Percentual superior a 100 %, neste caso o Sistema alertará e mostrará as Notas Fiscais associadas ao conhecimento e sua participação percentual do valor do frete.
Também foi incluído na tela de entrada de associações de conhecimentos o total já associado do conhecimento. E o valor sugerido de percentual a ser associado e' sempre o restante para completar 100 % . Será, portanto, bem mais difícil de não ser associado um percentual do conhecimento, a menos que o operador deliberadamente modificar o percentual sugerido.
4.2) Melhorada a rotina de cancelamento de Documentos Entrada (Notas Fiscais e Documentos não Fiscais), quando não movimenta estoque ela não mais criará pedidos para efetuar o cancelamento. Isto estava indevido na rotina.
4.3) Foi criada uma função exclusiva e especifica para dar baixa de títulos no Contas a Pagar quando por cancelamento de documentos.
4.4) Área de Pecas - Cadastros - Geral de Pecas - Manutenção de Preços - Por Coeficiente:
Foi incluída um Sub Rotina para Calcular os Preços Públicos a partir do Custo Rede (Preço que o Fornecedor cobra da Rede) por um coeficiente.
Na rotina Alteração de preços por Coeficiente que entrava direto na sub rotina de Alteração de Preços por coeficiente sobre os Preços Públicos, foi colocado um menu com as seguintes opções:
[ Por Coeficiente ] ...
[ Sobre os Preços ]
[ Sobre os Custos Rede ]
4.5) Suporte - Relatórios - CONTÁBEIS:
Foram incluídos os Seguintes relatórios Juntamente com os relatórios já existentes:
...
Resumo das Saídas - Venda Normal (pc).
Resumo das Saídas - Prestação de Serviços (pc).
Resumo das Saídas - Comissões (pc).
Resumo das Saídas - Garantias (pc).
Resumo das Saídas - Demonstrações (pc).
Resumo das Saídas - Transferências (pc).
Resumo das Saídas - Outras Operações (pc).
Para poder implementar este relatórios, foi necessário mudar a forma de processamento de todos os Relatório Contábeis para um novo conceito.
Nele todos os relatórios serão parametrizados com os tipos de Documentos que entrarão (gestionados) no Relatório. Os Documentos configurados serão tanto Externos como Internos e a omissão de um documento restringirá a sua entrada no referido relatório. Portanto a Configuração e' de caractere restritivo.
Portanto na Rotina de Relatório Contábeis foi incluído um menu de topo com as seguintes opções:
[ Contábeis ] ...
[ Parâmetros ]
[ Impressão dos Relatórios ]
Na Sub Rotina Parâmetros dos Relatórios contábeis aparecerá um menu com todos os Relatórios onde o Usuário poderá' configurar selecionando um a um de cada relatório. Ao selecionar um Relatório, aparecerá um novo menu contendo todos os Documentos Internos e Externos, de Saída ou Entrada. Haverá para cada relatório uma pré' seleção feita pelo Sistema para os documentos que não façam (por definição) parte do relatório selecionado.
TODOS os Relatório deverão ser parametrizados mesmo que não possuam qualquer documento (o que teoricamente e impossível) para que possam ser impressos. Se isto não for feito o relatório não saírá e dará a mensagem de que o relatório não foi configurado quando entrarmos na Sub Rotina de Impressão dos relatórios.
Com este artifício poderemos obter relatórios mais específicos ao restringirmos documentos como por exemplo documentos de Comissões, Garantias etc. Porem algum cuidado deverá ser tomado ao configurar os documentos, pois, como já foi dito, a ausência de um documento na configuração do relatório implicará na sua exclusão deste.
Com objetivo de esclarecermos melhor esta configuração, a seguir será' exposto o que os relatório gestionam e quais os documentos que serão automaticamente restritos pelo menu de seleção de configurações, a saber:
4.5.1) DIÁRIO DE ENTRADA COMPRA DE PECAS.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Entrada Fiscais e não Fiscais para a apuração das entradas:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Que tenham sido Efetivados.
- Não cancelados.
- Que sejam Pagáveis.
- Que movimentam o Estoque Pecas (-) contra entradas.
b) Conhecimentos de Frete para apuração dos custos com frete:
- Que tenham sido associados a um documentos valido.
- Que tenham sido selecionados para o Relatório. (*)
c) Documentos de Saída Fiscais e não Fiscais para a apuração das devoluções de compras:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Não cancelados.
- Que movimentam o Estoque Pecas (+) contra Entradas.
d) O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que Sejam Contábeis.
4.5.2) DIÁRIO DE ENTRADA COMPRA DE EQUIPAMENTOS.
Idem ao anterior (4.5.1) para o estoque de Equipamentos.
4.5.3) DIÁRIO DE VENDAS DE PECAS.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Saída Fiscais e não Fiscais para a apuração das Saídas de Pecas:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Não cancelados.
- Que sejam Faturáveis.
- Que movimentam o Estoque Pecas (+) contra Saídas.
b) Documentos de Entradas e não Fiscais para a apuração das devoluções de Vendas:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Que tenham sido efetivados.
- Não cancelados.
- Que movimentam o Estoque Pecas (-) contra Saídas.
c) O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que Sejam Contábeis.
4.5.4) DIÁRIO DE VENDAS DE SERVIÇOS E COMISSÕES.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Saída Fiscais e não Fiscais para a apuração das Vendas de Serviços e Comissões:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Não cancelados.
- Que sejam Faturáveis.
- Que movimentam o Estoque Pecas (+) contra Saídas.
b) O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que Sejam Contábeis e
- Internos de Saída.
4.5.5) DIÁRIO DE VENDAS DE EQUIPAMENTOS:
Idem ao anterior (4.5.1) para o estoque de Equipamentos.
4.5.6) DIÁRIO DE ENTRADA POR TRANSFERÊNCIA DE PECAS.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Entrada Fiscais (somente) para a apuração das entradas por Transferência:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Que tenham sido Efetivados.
- Não cancelados.
- Que NÃO sejam Pagáveis.
- Que o Emitente seja Empresa do Grupo.
- Que movimentam o Estoque Pecas (-) contra entradas.
b) Conhecimentos de Frete para apuração dos custos com frete:
- Que tenham sido associados a um documentos valido.
- Que tenham sido selecionados para o Relatório. (*)
c) Documentos de Saída Fiscais (somente) para a apuração das devoluções de Transferências:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Não cancelados.
- Que o Destinatário seja Empresa do Grupo.
- Que movimentam o Estoque Pecas (+) contra Entradas.
d) O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que Sejam Contábeis e
- Internos de Saída ou
- Externos de Entrada.
4.5.7) DIÁRIO DE ENTRADA POR TRANSFERÊNCIA DE EQUIPAMENTOS.
Idem ao anterior (4.5.6) para o estoque de Equipamentos.
4.5.8) DIÁRIO DE SAÍDAS POR TRANSFERÊNCIA DE PECAS.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Saída Fiscais (somente) para a apuração das Saídas por transferência de Pecas:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Não cancelados.
- Que NÃO sejam Faturáveis.
- Que Destinatário seja Empresa do Grupo.
- Que movimentam o Estoque Pecas (+) contra Saídas.
b) Documentos de Entradas (somente) para a apuração das devoluções de Transferências de Pecas:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Documentos que sejam contábeis.
- Que tenham sido efetivados.
- Não cancelados.
- Que o Emitente seja Empresa do Grupo.
- Que movimentam o Estoque Pecas (-) contra Saídas.
c) O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que Sejam Contábeis e - Internos de Saída ou - Externos de Entrada.
4.5.9) DIÁRIO DE SAÍDAS POR TRANSFERÊNCIA DE EQUIPAMENTOS.
Idem ao anterior (4.5.8) para o estoque de Equipamentos.
4.5.10) RESUMO DAS SAÍDAS - VENDA NORMAL.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Saída Fiscais e não Fiscal para a apuração das Vendas Normais:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Não cancelados.
- Que sejam Faturáveis.
O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que sejam Internos de Saída e
- Que sejam Faturáveis.
4.5.11) RESUMO DAS SAÍDAS - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
Item ao item 4.5.10.
4.5.12) RESUMO DAS SAÍDAS - COMISSÕES.
Item ao item 4.5.10.
4.5.13) RESUMO DAS SAÍDAS - GARANTIAS.
O programa emissor gestionam:
Item ao item 4.5.10.
O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que sejam Internos de Saída e
- Não sejam Faturáveis.
4.5.14) RESUMO DAS SAÍDAS - DEMONSTRAÇÕES.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Saída Fiscais e não Fiscais para a apuração das Demonstrações:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Não cancelados.
- Que NÃO Sejam Faturáveis.
b) Documentos de Entrada Fiscais e não Fiscais para a apuração dos Retornos das Demonstrações:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Não cancelados.
- Que NÃO Sejam Pagáveis.
O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que NÃO sejam Faturáveis.
4.5.15) RESUMO DAS SAÍDAS - TRANSFERÊNCIAS.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Saída Fiscais e não Fiscais para a apuração das Demonstrações:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Não cancelados.
- Que NÃO Sejam Faturáveis.
O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que sejam Internos de Saída e
- Não sejam Faturáveis.
4.5.16) RESUMO DAS SAÍDAS - OUTRAS.
O programa emissor gestionam:
a) Documentos de Saída Fiscais e não Fiscais para a apuração das Demonstrações:
- Que tenham sido selecionados para o Relatório.(*)
- Não cancelados.
O programa de configuração libera para seleção:
- Todos os Documentos que sejam Internos de Saída.
Foi criado um arquivo para conter os Parâmetros de Relatórios denominado de SAVPaRel.DBF / DBT / NTX com Alias RELATÓRIOS.
Obs.:
A rotina de implantação não configurará os relatórios.
4.6) Pecas - Relatórios - Cadastros:
Foram incluídos os seguintes Relatórios juntamente com os Relatórios já existentes:
...
Cadastro de Estatísticas Vendas Perdidas por Preço (pc).
Cadastro de Estatísticas Vendas Perdidas por Indisponibilidade (pc).
Cadastro de Estatísticas Vendas nos últimos 12 Meses (pc).
Cadastro de Estatísticas Freqüência nos últimos 12 meses (pc).
Cadastro de Estatísticas Demanda nos últimos 12 meses (pc).
Cadastro de Estatísticas Previsão de Demanda nos últimos 12 meses (pc).
Cada relatório mostrará os 12 últimos meses mais o mês corrente dos dados pertinentes. E poderá ser selecionada por ocorrência em "n" meses, ou seja, todos os 12 meses para os itens onde ocorreram registros nos últimos "n" meses, onde "n" será' definido em um menu contendo as seguintes opções:
Com ocorrência:
Mês corrente
Ultimo mês
Últimos 2 meses
Últimos 12 meses."
4.7) Foi melhorada a tela de recepção dos dados dos relatórios no sentido de fazer um melhor acompanhamento da elaboração do relatório. Foi incluída uma linha que apresentará o estagio das ocorrências no meio de pesquisa do relatório. Também foi melhorada a apresentação destas informações em todos os programas de relatórios existentes no Sistema onde são apresentados os dados de acordo com a forma de elaboração e suas diversas fases em cada relatório.
As formas de elaboração dos relatórios podem ser de duas modalidades:
a) Primeiro compila todo o relatório na base de dados e depois processa a impressão. Onde veremos primeiramente as informações de ocorrências sendo incrementadas e posteriormente as paginas impressas passarão a ser incrementadas e apresentadas na tela.
b) Enquanto compila já imprime o relatório (in-line), onde veremos todas as ocorrências pertinentes ao relatório e as paginas sendo incrementadas.
Quanto as ocorrências os relatórios poderão gestionar:
a) Intervalos de Datas,
b) Intervalos de Paginas,
c) Intervalos de Argumento: Empresa, Linha, Classificações... etc.
d) Registros: Processados e Selecionados.
5) Problemas Reportados pela TECNOESTE versão 1.01 - F :
5.1) Sobre o Simulação de Preços não possibilita alterar o Custo Corrigido quando existe o Custo e tem Saldo no Estoque...!?
É do Conceito... Vamos conversar.
5.2) Vendedor estava no Pedido Interno de Pecas e ao Finalizar o Pedido, o Sistema caiu com o Erro: BASE 1132 Bound Error Array Acces.
Identificado e corrigido, problema era na função Ret12DatAn () que tratava mal o ano bissexto.
5.3) Entrada de Notas Fiscais - Dados da Nota: Quando, ao se informar as parcelas da condição especial 99 para documentos Externos, digitando-se Enter na ultima opção com data em branco, o Sistema cai com o erro "ERROR BASE/1066 Argument Erro: Conditional -> CriDatPaCP () Line 2676.
Identificado e corrigido.
5.4) Observação das Notas Fiscais avulsas não sai impressa.
Identificado e corrigido.
6) Problema grave reportado pela EBR:
Quando atende um pedido de emergência o calculo da margem fica errado para o item atendido.
Identificado, estava apropriando no pedido todo o custo real do item que estava entrando e não o custo unitário como deveria ser. Foi corrigido.
Os pedidos antigos que foram atendidos ate' a data desta versão deverão ser alterados nos itens que foram atendidos em emergência para corrigir o problema.
Código versão: 253284
Versão encerrada em 27/02/96
Transmitida para: Tecnoeste em: 04/03/96 das: 19:35:00 a 20:30:00
EBR em: 27/02/96
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