Conceitos - Documentos Inteligentes
Conceito - Documentos inteligentes no Fênix
O Fênix operacionaliza todas as suas transações utilizando um conceito de documentos inteligentes. Os Documentos inteligentes são na verdade dois cadastros de Tipos de Documentos onde os vários documentos da operação recebem uma identificação e um conjunto de atributos e diretrizes que o sistema entende e trabalha em todos os programas interpretando estes parâmetros e atributos e deles fazendo com que as coisas aconteçam de acordo com o que lá está determinado.
Portanto, no Fênix, não existem rotinas duras de operações tipo Demonstrações, Transferências ou Vendas, existem documentos que são utilizados em rotinas globais tipo: Edita Pedido Interno de Peças, Edita Ordem de Serviços, Edita Pedido de Equipamentos ou Entradas de Peças etc.. e nelas é selecionado o tipo de documento específico que o operador seleciona em função de uma determinada transação.
Ver: Diagramas - Tipos de Documentos - Inteligentes
Cadastros de Tipo de Documentos:
Tipos de Documentos Internos
São todos os documentos fiscais ou não fiscais gerados pela loja, possuem numerador do documento e atributos que definem sua natureza fiscal, contábil, operacional, funcional, estatística etc.
Ver: Detalhamento - Suporte - Parâmetros - Tipos de Documentos Internos
Tipos de Documentos Externo
São todos os documentos fiscais ou não fiscais não gerados pela loja, seu número identificador é gerado na origem (emitente) e possui atributos que definem sua natureza fiscal, contábil, operacional, funcional, estatística etc.
Ver: Detalhamento - Suporte - Parâmetros - Tipos de Documentos Externos