Detalhamento - Cadastro de Peças - Manutenção Geral

De Wiki Fenix
Revisão de 21h31min de 18 de fevereiro de 2014 por Aline (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Cadastro de Peças - Manutenções - Geral

Logo ao entrar no módulo de manutenção geral do cadastro de peças é apresentada a tela contendo um menu superior onde estão apresentadas as Rotinas básicas de manutenção do cadastros de um item ou de conjuntos quando em alteração, e estas rotinas também pode ser usadas com funções de outros módulos que as invocam para dar prosseguimento a tarefas especificas, como por exemplo cadastrar um item direto da entrada de uma nota fiscal de compras ou fazer um consulta de um item durante a edição de um pedido interno de peças, etc.

Manual828.jpg


Inclusão

Nesta Rotina são feitas as inclusões de itens no Cadastro Geral de Peças, um a um, e nela será possível manipular os atributos necessários a comercialização destes itens quanto aos aspectos fiscais e operacionais. Não será possível manipular saldos nesta rotina:

Manual829.jpg


Inclusão - Identificação do Item

Logo que entra, o sistema solicita a identificação do item novo que dará identidade única no cadastro e que é composto de três campos, SLR (Sigla da linha de Representação do item) mais Referência mais Código do Fornecedor alternativo.

Ver: Conceitos - Item de Estoque


Campo Descrição Funções disponíveis
SLR Informar a Sigla da Linha de Representação F10-Listar o Cadastro de Linhas de Representação

Ver:Detalhamento - Suporte - Parâmetros - Linhas de Representação

Referência Informar o código da referência adotado pela empresa representada tem que ser referir ao que consta no detalhamento da Máquina a qual se aplica e principalmente ao que constará na nota do representado. Embora seja possível listar o Cadastro Geral de Peças e localizar uma referencia lá, lembrar que o item sendo cadastrado terá que ser distinto do que lá existir no próximo campo código do fornecedor alternativo que compõe a chave primária que da identidade ao item. F10-Listar o Cadastro Geral de Peças.

Ver: Detalhamento - Consultando o Cadastro Geral de Peças

Código Fornecedor Informar um Código do Fornecedor Alternativo do item sendo cadastrado, se este item for alternativo ao original de fábrica. Este código é o código contido no cadastro de fornecedor uma vez informado este item será identificado pelo sistema como sendo similar. Lembrar que para ser assim considerado, a referência contida no campo anterior alternativa deverá ser igual ao do representado (original). F10-Listar o Cadastro de Fornecedores

Ver: Detalhamento - Cadastro de Fornecedores


Após a digitação da identificação do item o sistema faz a critica de não existência de outro com a mesma chave identificadora e passa para a etapa seguinte que é a edição dos dados do novo item do cadastro geral de peças.


Inclusão - Editando os dados do Item

A edição dos atributos gerais de um item de peças são feitas em três telas e este detalhamento se aplicará tanto para a inclusão de um item novo com para a alteração de um item já cadastrado podemos dizer também que em operações onde envolvem representadas bem organizadas com intercâmbio eletrônico de dados periódicos, estas tarefas de cadastramento e alterações ficarão restritas a itens alternativos se a empresa operar desta forma.


Tela 1 - Editando os dados do Item

Nesta primeira tela de dados do item de peças estão reunidos os atributos mais usuais do item para que na mesma tela aplicada a consultas sejam apresentas justamente as informações mais necessárias a operação de comercialização de peças:

Manual831.jpg


Detalhamento dos campos de dados da primeira tela de edição de itens do cadastro geral de peças:

Campo Descrição Funções disponíveis ou link
Descrição Informe ou altere a descrição do item de peças com até 20 caracteres, procure utilizar a descrição fiel ao representado ou que identifique o item de acordo com o manual da máquina.
Unidade Comercialização Informe ou altere a sigla da unidade de comercialização do item de peças com até 2 caracteres, procure colocar a unidade elementar que a empresa poderá comercializar o item, porque em peças as quantidades são sempre inteiras. F10-Listar Unidades de comercialização

Ver: Detalhamento - Listar Unidades de Comercializações

Preço Público Informe ou altere o preço unitário público (venda a cliente) referente a unidade de comercialização do item de peças. Se for indicado zero, o item passará as ser tratado como preços sob-consulta no Sistema
Data do Preço Este campo só estará disponível de o campo preço público for maior que zero e neste caso, informe ou altere a data em que passou a vigorar o preço lista. Esta informação é de utilidade gerencial.
Preço de Promoção Informe ou altere um preço de promoção, se for o caso, que será automaticamente substituto do preço público durante o período compreendido entre as datas inicial e final da promoção solicitadas nos próximos dois campos detalhados a seguir. Ver: Detalhamento - Cadastro de Peças - Controle de Promoções
Data da promoção Início Este campo só estará disponível se o campo Preço de Promoção for maior que zero, neste caso informar a data do início da validade da promoção. Este campo é elemento do controle de promoções automáticas do sistema. Ver: Detalhamento - Cadastro de Peças - Controle de Promoções
Data da promoção Fim Este campo só estará disponível se o campo Preço de Promoção for maior que zero, neste caso informar a data do fim da validade da promoção. Este campo é elemento do controle de promoções automáticas do sistema. Ver: Detalhamento - Cadastro de Peças - Controle de Promoções
Locação Informar neste campo a locação do item de peça no estoque usando o formato "pppPPaa" onde:

ppp = Número com 3 dígitos referente a profundidade do escaninho na prateleira com zeros não significativo PP = Letra com 2 caracteres que define a prateleira podendo usar lado direito e esquerdo então o primeiro se refere a prateleira como um todo e o seguindo ao lado: Ad Ae. aa = Número com 2 dígitos referentes a altura do escaninho na prateleira.

Ver: Conceitos - Formação do Código de locações
Referência fábrica O&N Informe ou altere a referência da fabrica O&E com até 18 caracteres que seja o fornecedor da fábrica representada ou mesmo do fabricante O&M de distribuidores alternativos se for necessário. Lembrar que a chave primária do item no cadastro de peças se da com a referencia original do representado
Embalagem Mínima Informar a embalagem mínima que é vendida pelo fornecedor da peça que não necessariamente seja igual praticado por esta empresa e definido pelos campos da unidade de comercialização e preço unitário detalhados acima.
Classificação Fiscal Informe ou altere o Código de Classificação Fiscal do Item de Peças se for o caso. Este código para os itens originais é em geral fornecido pelo fabricante representado pelos arquivos de intercambio de dados. Este código também é determinante de procedimentos fiscais automáticos do sistema. Ver: Aqui...

Ver: Aqui...

Saldo em Mãos Aqui o sistema apenas apresenta a título de informação o saldo disponível em mãos do item. Este campo não está disponível para edição.


Tela 2 - Editando os dados de custo do Item

Nesta segunda tela de dados do item no cadastro geral de peças estão reunidos, além de atributos fiscais, estão os dados de custeio, bases de impostos e outros parâmetros fiscais:


Manual832.jpg


Detalhamento dos campos de dados da segunda tela de edição de itens do cadastro geral de peças:

Campo Descrição Funções disponíveis ou links
Item
Custo Médio Contábil
Custo Médio Real
Último Custo
Última Compra
Data do Último Custo
Data da Última Compra
Data da Última Venda
Data Média Financeira
Código de Procedência
IPI
Base de Calculo do ICM
Base de Calculo do PIS