Versão 01 01 - F

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SAV Versão 1.01 F - efetivada em: 13/02/96 as : 09:17:00 10:13:00

1) Problema Reportado pela TECNOESTE:

Relatório da Area de Suporte - Contabilidade - Entradas no Estoque.

Neste relatório os valores de Frete e ICM de Frete estão errado.

Identificado e Corrigido.


2) Implementado os Relatórios dos LIVROS FISCAIS:

2.1) Foi criado na Sub Rotina Livros Fiscais, as seguintes opções internas:


LIVROS FISCAIS

Parâmetros

Parâmetros Gerais

Históricos de Totais

Período Gerados.

Gerar Livro Fiscal

Regerar Livro Fiscal

Impressão Livre


2.2) Os Livros:

a) Apuração do ICMS que e' composto por:

- Registro de Apuração de Entradas - ICMS (pc).

- Registro de Apuração de Saída -ICMS (pc).

- Apuração do ICMS - Resumo por Totais (pc).

- Apuração do ICMS - Resumo por Estado (pc).

b) Listagem do Livro de Registro de Entradas (gc).

c) Listagem do Livro de Registro de Saídas (gc).

d) Livro Auxiliar de Registro de Duplicatas (gc).

e) Livro Auxiliar de Registro de Fornecedores (pc).

f) Livro de Registro de Estoque de Pecas (pc).

g) Livro de Registro de Estoque de Equipamentos (pc).

h) Livro de Apuração do ISSQN (gc).

Não liberado nesta versão.

i) Livro de Apuração do IPI (gc).

Não liberado nesta versão.


2.3) Outras implementações decorrentes:

- Foram criados dois arquivos adicionais:

SAVCaTLF.DBF - Histórico de Totais.

SAVPerLF.DBF - Períodos dos Livros Fiscais.

- Foram adicionados campos ao Arquivo de Parâmetros Gerais:

- Código do Dirigente Responsável.

- Código do Contador Responsável.

- Tipo de Período de Encerramento Fiscal.

- Numero Maximo de linhas do Termo de Abertura.

- Numero Maximo de caracteres por Linha do T.A.

- Numero Maximo de linhas do Termo de Encerramento.

- Numero Maximo de caracteres por Linha do T.E.

- Texto Padrão para o Termo de Abertura.

- Texto Padrão para o Termo de Encerramento.

- Foram adicionados campos ao Arquivo de Grupo Empresa Filial:

- Inscrição na Junta Comercial.

- Data da Inscrição na Junta Comercial.

- Foram adicionados campos ao Arquivo de Usuários.

- Código do Conselho.

- Foram classificados campos no Arquivo de Códigos de Operações Fiscais cujos campos foram incluídos na Versão Anterior.

- Código do Histórico de Totais do Livro Fiscal

- Espécie de Documento.

A versão 1.01 - F Classificará todos os COPs 1.. 2.. 5.. a 6.. da seguinte maneira:

De 1.. a 299 => Código Interno = 01

De 5.. a 699 => Código Interno = 51

Quanto a Espécie, classificará com

COPs de Frete => CO

Outros => NF


2.4) Detalhamento breve das Rotinas:

- PARAMENTOS GERAIS

Configura o Padrão para os seguintes Campos:

a) Dirigente Responsável.

b) Contador Responsável.

c) Modalidade de Fechamento dos Períodos:

Dezenal.

Quinzenal.

Mensal

...

Anual

Obs.: A versão 1.01 - F Implanta como período Mensal.

e) Característica do Termo de Abertura e Encerramento.

Numero de Linhas

Tamanho das Linhas em caracteres.

Obs.: A versão 1.01 - F Implanta para ambos os termos como tendo 20 linhas com 70 caracteres por linha. A impressão dos Termos são Compactadas.

f) Edita o padrão dos Termos de Abertura e Encerramento.

Obs.: Podendo-se inserir os campos variáveis pressionando-se a tecla F10, os campos variáveis aparecerão no texto pelo nome acrescido do caractere "_" que indicará o tamanho que este campo tem originalmente. Exemplo o nome do contador e' 30 caracteres:

5 + 25

  1. NoCo_________________________

A vesao 1.01 - F não implanta textos dos Termos de Abertura e fechamento. E não existindo não serão impressos.

Campos Variáveis que podem ser inseridos no texto:

Nome Tamanho Descrição

  1. NrFl 06 Numero de Folhas.
  1. PgIn 06 Pagina Inicial.
  1. PgFi 06 Pagina Final.
  1. DtIn 08 Data Inicial do Período.
  1. DtFi 08 Data Final do Período.
  1. TiLi 40 Titulo do Livro.
  1. NrLi 06 Numero do Livro.
  1. RzSo 45 Razão Social da Empresa.
  1. Ende 40 Endereço da Empresa.
  1. Loca 25 Localidade da Empresa.
  1. NoUF 25 Nome do Estado.
  1. InJC 14 Nr. Inscrição na Junta Comercial.
  1. DtJC 8 Data da Inscrição J.C.
  1. CGC 18 CGC da Empresa.
  1. InEs 18 Inscrição Estadual da Empresa.
  1. NoDi 30 Nome do Diretor Responsável.
  1. InDi 14 Inscrição no Conselho do Diretor.
  1. NoCo 30 Nome do Contador Responsável.
  1. InCo 14 Inscrição no Conselho do Contador.


- PARÂMETRO HISTÓRICOS DE TOTAIS:

A apuração do ICMS se dará' pelo configuração deste histórico de totais. Serão inseridos pela implantação da versão os históricos básicos do Sistema sendo que alguns não poderão ser alterados na sua essência por definição.

Possuem os seguinte atributos configuráveis:

Código Interno - E' o Código Interno para o Sistema do Histórico, não pode ser alterado.

Descrição - Descrição tal qual aparecerá no livro totalizando o histórico. Em alguns casos não pode ser alterado por definição do Sistema.

Classificação Local - E' o Código Local, que será' impresso no livro junto com a descrição e dependerá da definição de cada região. Sempre poderá' ser alterado.

Natureza do Lançamento - Se o lançamento e' Credito ou Debito. Em alguns casos não poderá' ser alterado por definição do Sistema.

Obs.: Os históricos de Lançamentos definem todo o procedimento de apuração do ICMS e são relacionados com o Código de Operação Fiscal. Cada Código de Operação Fiscal deverá indicar a que histórico de lançamento ele pertence.


Histórico de Totais Implantados pela Versão 1.01 - F :

CI Descrição do Histórico Natureza Alterável
01 - CRÉDITOS POR ENTRADAS. Credito Não
02 - CRÉDITOS SIMBÓLICOS. Credito Sim
03 - CRÉDITOS POR ESTIMULO DE EXPORTAÇÃO. Credito Sim
04 - CRÉDITOS POR PAGAMENTOS ANTECIPADOS. Credito Sim
05 - CRÉDITOS POR IMPORTAÇÃO OU ARREMATAÇÃO. Credito Sim
06 - CRÉDITOS POR PAGAMENTO RESPONSABILIDADE. Credito Sim
07 - CRÉDITOS POR COMPENSAÇÃO. Credito Sim
08 - CRÉDITOS TRANSFERIDOS DE OUTROS ESTABELECIMENTOS. Credito Sim
09 - CRÉDITOS CEDIDOS POR TERCEIROS. Credito Sim
16 - OUTROS CRÉDITOS. Credito Não
17 - ESTORNO DE DÉBITOS. Credito Não
50 - SALDO CREDOR DO PERÍODO ANTERIOR. Credito Não
51 - DÉBITOS DE SAÍDA. Debito Não
52 - DÉBITOS POR IMPORTAÇÃO OU ARREMATAÇÃO. Debito Sim
53 - DÉBITOS POR RESPONSABILIDADE. Debito Sim
54 - DÉBITOS POR RESPONSABILIDADE NÃO COMPENSÁVEIS. Debito Sim
55 - DÉBITOS POR COMPENSAÇÃO. Debito Sim
58 - OUTROS DÉBITOS Debito Não
59 - ESTORNOS DE CRÉDITOS. Debito Não


- PARÂMETROS PERÍODOS GERADOS:

A cada geração de um livro será' armazenado um Registro do Período Fiscal. Estes registros estão indexados pela da final do período.

Um período fiscal e' definido pelo parâmetro geral que estabelece o tipo de período.

A versão 1.01 F ao se instalar implanta um período nulo com a data final igual ao final do período do mês anterior ao primeiro registro de Notas Fiscais tanto de Entrada com de Saída existentes no Sistema.

A manipulação de um período permite alterar informações para a Geração / Refração do próximo período.


Informações contidas no registro dos períodos:


Loja..........................................! 9999

Período.......................................! 99/99/99 a 99/99/99

Dirigente Responsável.........................! 99999 -

Contador Responsável..........................! 99999 -


Livro Ultima do Pagina do Período Período


Livro de Apuração do ICM......................: 999999 999999

Listagem do Livro de Registro de Entradas.....: 999999 999999

Listagem do Livro de Registro de Saídas.......: 999999 999999

Livro Auxiliar de Registro de Duplicatas......: 999999 999999

Livro Auxiliar de Registro de Fornecedores....: 999999 999999

Livro de Registro do Estoque de Pecas.........: 999999 999999

Livro de Registro de Estoque de Equipamentos..: 999999 999999

Livro de Apuração do ISSQN....................: 999999 999999

Livro de Apuração do IPI......................: 999999 999999

ICM Saldo Devedor.............................: 9999.999.999.999,99

ICM Saldo Credor..............................: 9999.999.999.999,99

ISSQN.........................................: 9999.999.999.999,99

IPI...........................................: 9999.999.999.999,99


- GERAR LIVRO FISCAL:

O Sistema gera todos os Livros Fiscais. Partindo das definições dos Parâmetros, o Sistema ira se situar no período a ser gerado. Perguntará pela confirmação do usuário, solicita uma impressora e a partir dai começará' a processar só parando quando mudar o tipo de Formulário para cada livro.

- REGERAR LIVRO FISCAL:

O Sistema solicita que o operador indique um período para ser regerado. A partir de então ele reprocessa o período, se ele encontrar diferenças ao finalizar o período com o que estava antes, ele solicita se o operador deseja substituir os dados novos sobre o velho.

- IMPRESSÃO LIVRE:

Permite ao usuário gerar Livros de qualquer período sem levar em conta os parâmetros. Indica-se a data inicial e a data final, ele não imprime os Termos de Abertura e Fechamento, as paginas são inicializadas em 1, livros são inicializados em 1 e não terá' saldo a credito de períodos anteriores.


Procedimentos para Implantação dos Livros Fiscais:

1 - Cadastrar os Códigos de Conselho para o Diretor e o Contador no Cadastro de Usuários.

2 - Cadastrar o Registro e a data do Registro na Junta Comercial para as Empresas do Grupo.

3 - Verificar os COPs relacionados como os Históricos de Totais dos livros Fiscais.

4 - Cadastrar Parâmetros dos Livros Fiscais:


- O Dirigente Responsável.

- O Contador Responsável.

- Verificar o Tipo de Período.

- Os Termos de Abertura e Encerramento.

- Os Códigos Locais para os Históricos de Totais.

- Os números dos Livros Fiscais do Período Inicial.

- As Paginas Finais de cada Livro do Período Inicial.

- O Valor a Credito para o Período Seguinte se existir.


5 - Se desejar que saia o código contábil na listagens de Entrada e Saída das Notas Fiscais, cadastrar em cada tipo de Documento, tanto Interno e Externos (que seja fiscais) o Código Contábil do lançamento de ICM.

6 - Verificar se os Documentos estão com o COP correto. Para a TECNOESTE verificou se registro de um documento de Entrada com o COP de Saída no inicio de dezembro. O problema reportado na versão Versão 1.01 E tópico 43, também pode ter gerado problemas desta natureza.


3) Acertos em problemas não reportados:

3.1) Identificado e corrigido ajuste de margem em relatórios folha grande comprimido.

4) Problemas Reportado pela EBR:

4.1) Rotina de Cadastramento de Cliente. Quando na rotina de Inclusão se da a entrada de um CGC para cadastramento e apos, querendo-se abandonar o cadastramento o Sistema entra em Loop infinito numa operação de bloqueio de registro.

Identificado e Corrigido.

4.2) Suporte - Relatórios - Livros Fiscais:

Ao selecionar todos os relatórios (F12) ERRO BASE/1132 Bound Error ArraiAcces.

Rotina não estava concluída. Agora esta

4.3) Ferramentas - Backup - ERRO BASE/1003 - Variável não existe CDISKPATH


Identificado, corrigido e a Rotina foi Reimplementado:

Esta rotina, sem muita pretensão, pretende prover o Sistema com uma possibilidade de um backup para quem (?) não possua um backup alternativo mais sofisticado ou não se sinta a vontade com estas tarefas. Embora desaconselhamos esta forma de backup, a rotina foi reimplementada para possibilitar novas configurações. A sua filosofia e' processa um backup de alguma forma organizada por meio de uma aplicação externa de compressão de arquivos para um dispositivo removível (Disk Drivers).

Anteriormente ela se baseava na utilização do PKZip e o PKUnzip para processar o Backup. Agora ser possível cadastra outros aplicativo de compressão que respeitem a sintaxe:

Para o Compactador

< Nome do Compressor > [ Parâmetros ] < Destino > < Origem >

Para o Descompactador

< Nome do Descompactador > [ Parâmetros ] < Origem >

Dentro da Rotina de Salvamento foram inseridas as seguintes Sub Rotinas em um menu de Topo:

[ Executar o Salvamento ] [ Parâmetros ]

Dentro da Rotina de Recuperação foram inseridas as seguintes Sub Rotinas em um menu de Topo:

[ Executar a Recuperação ] [ Parâmetros ]

Foram inseridos os seguintes parâmetros nos parâmetros gerais:


Diretório do Compactador.........: (20 caracteres)

Nome do Compactador..............: ( 8 caracteres)

Parâmetros do Compactador........: (25 caracteres)

Nome do Descompactador...........: ( 8 caracteres)

Parâmetros do Descompactador.....: (25 caracteres)


O Sistema compartimentara o backup em 10 Blocos contendo os subdiretórios do Sistema da seguinte forma:

BKSAV01.* = Pecas Cadastros

BKSAV02.* = Pecas Movimentos

BKSAV03.* = Serviços Cadastros

BKSAV04.* = Serviços Movimentos

BKSAV05.* = Equipamentos Cadastros

BKSAV06.* = Equipamentos Movimentos

BKSAV06.* = Financeiro Cadastros

BKSAV06.* = Financeiro Movimentos

BKSAV06.* = Geral Cadastros

BKSAV06.* = Geral Movimentos


4.4) Suporte - Ferramentas - Compactação de arquivos:

Apos o termino aparece a mensagem do índice de compactação. Premida a tecla ESC, ERRO BASE/1002 Alias does not exist - GEF. Não foi identificada a circunstancia exata da ocorrência desse erro.

??? Este problema já foi reportado... O Sistema quando fora de uma Rotina do Sistema deve manter apenas três arquivos abertos. Pode estar ocorrendo que alguma rotina indevidamente não feche os seus arquivos em determinada circunstancia. Como as Funções SaveStatus () e RestStatus () foram modificadas para melhorar o seu desempenho ao entrar na rotina de Compactação, foi então salvo a situação do Alias "GEF" indevidamente aberto pela rotina problemática.

Como esta função restabelece a condição de somente 3 arquivos abertos ao sair dela, a Função RestStatus não encontrou o Alias "GEF" aberto. Isto poderia ser resolvido na função RestStatus () mas não o faremos pois o objetivo e' encontrar a Rotina problemática ou a circunstancia que faz com que ela não feche os arquivos. Portanto e' bom saber em que rotina estávamos antes de ocorrer este erro. E ele pode ocorrer em outras circunstancias. Estamos revisando cada rotina contudo, qualquer informação poderá' tornar mais rápido sua identificação.

4.5) Financeiro - Operações - Lançamentos por Documentos Notas de Entrada / Outras Entrada.

É permitido o acesso as Notas de entrada e ocorre ERRO BASE/1003 Variável não existe - DataNNE

Identificação e Corrigido.


4.6) Financeiro - No Contas a Pagar Rotina não desenvolvida ???...

???... Nesta Rotina não existe Rotina não desenvolvida somente em

Operações bancarias... Seria esta?

4.7) Financeiro - Cadastros - Bancos - Inclusão

Apos a tentativa de inclusão de um código descadastrado, ocorre a mensagem: código desativado. Premida a tecla ESC ERRO BASE/1022 Lock Required

Identificado e corrigido. ( O mesmo vale para Agencias)

4.8) Financeiro - Cadastros - Históricos de Lançamentos:

Quando e' feita a alteração do tipo de lançamento, não aparece a opção feita por ultimo, ao pedir a confirmação. E' um erro pequeno. Porem, atrapalha.

Ok... Identificado e corrigido.

4.9) Financeiro - Cadastros - Contas a Receber - Lançamentos direto na Conta:

Deixa registradas amortizações cujo valor e' zero.

Identificado e corrigido.

4.10) Financeiro - Contas a Pagar - Baixas direto na Conta:

Não aparece o valor do Titulo. (Em nenhuma circunstância esse valor e' mostrado consulta, alteração, exclusão, etc.)

Identificado e Corrigido.

4.11) Financeiro - Contas a Pagar - Baixas por Fatura:

Somente admite pagamento via cheque. E se for pago em dinheiro ou com cartão do banco???

Campo numero da conta bancaria e' muito pequeno.

É' uma coisa a se pensar... As Empresas em geral controlam Bancos pela emissão de Cheques.

Pagamentos em Dinheiro normalmente são sacados do caixa por intermédio de um cheque contra bancos para apropriar fundo de caixa.Se em dinheiro não existe documento de pagamento salvo se o Numero de serie das cédulas de dinheiro for considerado como tal (!?).


A finalidade disto e' controlar o dinheiro. Se Caixa for cadastrado como um Banco será' possível colocar Slips de liberação de pagamento como cheques. Cartões de credito geram lançamentos contra os Bancos que possuem um numero de DOC não sei quantos dígitos são mas e possível colocarmos os 10 últimos se utilizar o campo Serie + Numero da Conta. Mas esta situações não são costumeiras a operação sempre e com cheques ou DOCs.

4.12) Financeiro - Operações - Contas a Pagar - Lançamentos - Por Fatura:

Na tela de Lançamentos das Notas Fiscais Relacionadas na Fatura, quando navegando (ESC sai da edição) Pressionando a tecla ENTER com o cursor sobre o campo valor o corre ERRO BASE/1132 Bound Erro - Array Acces.

Identificado e Corrigido.

4.13) Idem ao 4.12 no Campo Visor da Calculador.

Erro reportado não se verificou.

4.14) Relativo ao 4.13 Calculadora:

Calculadora não busca valores e fica sobre os totais das notas relacionadas a fatura.

A calculadora somente recebe campos numéricos quando em edição, se você, nesta rotina, estava sobre o campo valor (que não e' editada mas sim apenas apresentado) e' porque estava navegando na tabela e não editando, então a calculadora não recebe o valor... OK!


4.15) Financeiro - Fluxo de Caixa - Consultas - Contas a Pagar por

Conta:

O Valor do Titulo não e' mostrado.

Idem ao Item 4.10... Identificado e Corrigido.

4.16) Serviços - Operações - Apropriação:

Exige duas entradas de Senha.

Identificado e corrigido.

Obs.: Estas rotinas, ate' esta versão, estão bloqueadas no Sistema.

4.17) Pecas - Operações - Vendas - Pedidos:

Na concessão de desconto, seleção dos itens, quando acionada a tecla de ajuda (F1), acusa que o tamanho do texto e' maior do que o configurado e não permite a rolagem da tela.

Identificado e corrigido.

4.18) Na tela de pedido, quando editada a tela de funções (Ctrl-F10) verifica-se um erro ortográfico: Atenda em vez de Agenda.

Identificado e corrigido.

Código versão: 234938


Transmitida para a Tecnoeste em: 13/02/96 as : 09:17:00 10:13:00

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