Detalhamento - Cadastro de Clientes: mudanças entre as edições
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A localização dos Clientes para a rotina de consulta do módulo de manutenção de clientes, no exemplo, pelo departamento do financeiro, principia com as opções de pesquisa do cadastros como detalhado a seguir: | A localização dos Clientes para a rotina de consulta do módulo de manutenção de clientes, no exemplo, pelo departamento do financeiro, principia com as opções de pesquisa do cadastros como detalhado a seguir: | ||
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Edição das 19h45min de 17 de março de 2014
Manutenção do Cadastro de Clientes
Neste módulo permite a manutenção do cadastro geral de empresa pessoa visão Clientes é invocada em cada área operacional do sistema (Peças, Serviços, Equipamentos, Financeiro e Administrativo) mas com características diferentes, como contatos do cliente são diferencias, códigos de classificação, parâmetros e diretrizes.
Iremos detalhar aqui, o módulo de manutenção do cadastro de clientes na sua versão mais completa que é o do departamento financeiro, onde existem muitos atributos cadastrais e recursos de manutenção que não estão disponíveis nos outros departamentos.
Ver: Conceitos - Cadastro de Empresa Pessoa
Inclusão
Nesta rotina é feita a Inclusão de clientes pela chave primária do cadastro de empresa pessoa que é o CGC (CNPJ pessoa jurídica) ou o CPF (pessoa física) onde o operador informa ou um ou outro dando inicio a inclusão. Existe a três possibilidades de atuação no cadastro de clientes:
a) Inclusão de um cliente ainda não existente no cadastro de empresa pessoa:
Se o CGC ou CPF informado não existir no cadastro o sistema da início a inclusão total desta pessoa no Cadastro Geral de Empresa pessoa informando todos os seus dados.
b) Inclusão de um cliente já existente no cadastro de empresa pessoa:
Se o CGC ou CPF informado existir no cadastro de empresa pessoa o sistema pergunta se o operador quer cadastrá-lo como sendo cliente, se sim, o sistema gera um código de cliente para esta empresa pessoa e conclui a sub-rotina de inclusão sem ir para a Edição de atributos. Se o operador deseja alterar algum atributo, o fará pela rotina de alteração.
c) Inclusão de um cliente gerando CGC alternativo:
Durante a recepção do CGC ou CPF o operador (se ele estiver habilitado e rotina também) ele a poderá acionar a sub-rotina de geração de CGC alternativo que permite que um cliente tenha vários endereços da cede, cobrança e entrega. Este recurso serve para casos de viação aérea, autarquias e fazendas.
Na entrada do CGC ou CPF estão disponíveis as seguintes ações:
F9 - Gerar
Pressionando a tecla de função F9 o sistema invoca a sub-rotina de geração de CGC Alternativo.
Ver: Geração de CGC alternativo para Clientes
Ver: Conceitos - CGC Alternativo
F10 - Listar
Pressionando a tecla de função F10 o sistema invoca a listagem de clientes pelo CGC ou CPF
Ver: Cadastro de Clientes - Pesquisa pelo CGC CPF
F11 - LisNom
Pressionando a tecla de função F11 o sistema invoca a listagem de clientes pelo Nome
Ver: Cadastro de Clientes - Pesquisa pelo nome
Localizando ou simplesmente digitando um CGC ou CPF sistema válida a entrada verifica a ação, gera um código de cliente e se for cadastramento completo por não existir este CGC / CPF como empresa pessoa, ele vai então para a edição dos atributos deste cliente.
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
Alteração
Nesta rotina é feita a Alteração dos dados cadastrais de clientes pela chave primária do cadastro de clientes que é o Código do Cliente que é informado pelo operado dando inicio a alteração.
Ver: Localiza um Cliente
Após localizar um cliente, o operador poderá alterar os dados deste cliente pertinentes a sua área a efetivação destas alterações só ocorrerá de fato no final da alteração pela confirmação de sua efetivação.
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
Exclusão
Nesta rotina é feita a Exclusão de um cliente localizando-o pela chave primária do cadastro de clientes que é o Código do Cliente que é informado pelo operado dando inicio a este processo.
Ver: Localiza um Cliente
Existe aqui 2 modalidades de exclusão de um cliente que compreende 3 para o cadastro de empresa pessoa:
a) Exclusão do Cadastro de Cliente.
Somente a remoção da empresa pessoa da visão cliente pelo apagamento do seu código de cliente, ela ocorre naturalmente assim quando o cliente também tem visão como fornecedor, do contrario o sistema pergunta se o operador quer também a exclusão dele como empresa pessoa.
b) Exclusão do Cadastro de Fornecedor.
Somente a remoção da empresa pessoa da visão fornecedor pelo apagamento do seu código de fornecedor, ela ocorre naturalmente assim quando o fornecedor também tem visão como cliente, do contrário o sistema pergunta se o operador quer a exclusão dele como empresa pessoa (que é feita no módulo de Manutenção de Fornecedores).
Ver: Detalhamento - Cadastro de Fornecedores
c) Exclusão do Cadastro de Empresa Pessoa.
Para esta condição, não pode existir visão como cliente nem visão como fornecedor para a empresa pessoa, só assim ela pode ser marcada como excluída do Cadastro de Empresa Pessoa. Não ocorre remoção física absoluta do registro, apenas ele ficará desativado não podendo ocorrer operações comerciais com ele. Esta situação se aplica a clientes pessoa física com registro óbito ou pessoa jurídica que deixaram de existir por falência. Não recomendamos exclusão do cadastro de empresa pessoa por outro motivo que não estes. De qualquer forma o registro é mantido no sistema para manter integridade referencial de outros cadastros que se relacionam com o registro da empresa pessoa excluída.
Consulta
Está rotina é o formato mais usual de consulta de cliente apresentando uma série de informações do cliente e é invocada de vários pontos do sistema muitas vezes como uma função, neste caso, ela vem com um cliente pré-definido e não faz busca de um cliente solicitando informação de pesquisa para o operador. Ela possui um conjunto de seis telas básicas com dados do clientes. As telas a seguir apresentadas são um exemplo da rotina de consulta feita a partir do módulo de manutenção do cadastro de clientes pelo departamento financeiro e não como um função:
Localizando o cliente pela função de busca quando a rotina não for função.
Ver: Localiza um Cliente
Para o detalhamento destas telas, quando consulta, usaremos o detalhamento feito neste manual da edição dos conteúdos típicos da inclusão ou alteração de clientes porque lá existe um detalhamento campo a campo conceitualmente:
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
1ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Gerais
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
2ª Tela de Consulta ao Cliente - Endereço
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
3ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Operacionais
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
4ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Financeiros
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
5ª Tela de Consulta ao Cliente - Contatos no cliente
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
6ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados do contato
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
7ª Tela de Consulta ao Cliente - Observação da Área
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
Recursos da Consulta de clientes
Durante a consulta, estão disponíveis as seguintes funções de consultas adicionais do cliente apresentada na linha de mensagens do rodapé da tela de trabalho:
Função | Descrição | Link |
F7 - CréUti | Invoca a função de consulta aos créditos utilizados pelo Cliente. | Ver: Consulta a Créditos Utilizados |
F8 - Máquinas | Invoca a função de consulta o Cadastro de População de Máquinas filtrando as máquinas de Cliente. | Ver: Detalhamento - Cadastro da População de Máquinas |
F9 - Observação | Mostra a observação do cliente, da área operacional em que esta consultando. | Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos |
F10 - Compras | Invoca a função de consulta das compras do cliente | Ver: Listagem das Compras do Cliente - Peças |
F11 - C Receber | Invoca a função de consulta dos títulos do cliente no Contas a Receber. | Ver: Detalhamento - Financeiro - Operações - Contas a Receber |
F12 - Informações | Invoca a modulo de informações externas do cliente. | Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Informações |
Manutenções
Nesta rotina são feitas manutenções no cadastro geral de empresa pessoa (visão clientes) por grupos e por processamentos envolvendo vários módulos de manutenção de responsabilidade exclusiva do departamento financeiro e tão somente a ele.
Manutenções - Reclassificação
Módulo de Reclassificação automática dos Códigos de Classificação Financeiras dos clientes em função dos atrasos e pendências de pagamentos.
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - Reclassificação
Manutenções - Créditos Utilizados
Módulo de reprocessamento de saldos de utilização de créditos dos clientes a partir da movimentação do Contas a Receber.
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - Créditos Utilizados
Senhas
Módulo de controle de Senhas de Liberação para impedimentos em operações de credito ou de cadastro do cliente por excepcionalidade.
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Controle de Senhas de Liberação
EquiFax
Acesso exclusivo do departamento financeiro ao módulo de manutenção do cadastro geral de empresa pessoa visão cliente é feita as manutenções e a geração de informações baseadas nos dados deste cadastro e no cadastro do Contas a Receber para o sistema de controle de informações de crédito do EquiFax:
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - EquiFax
Informações
Localiza um Cliente
Esta função de localização de empresa ou pessoas na visão clientes, será apresentada neste manual em uma seção separada embora tenha particulares que a diferem de acordo com a necessidade, ma ela é uma função de busca que é invocada em pontos diferentes do sistema com formas diferentes de abordar os recursos. Os exemplos aqui expostos são tirados do módulo de manutenção de clientes da área do financeiro.
Localizando cliente para alteração
Na localização de clientes para alteração de dados o sistema solicita diretamente a informação do código do cliente ao operador que pode digitá-lo diretamente ou utilizar os recurso de listagem.
Recursos de listagem disponíveis
No rodapé da tela de pesquisa são apresentadas de forma abreviada a teclas de função que disponibilizam chamas diretas da função de listagem e de pesquisa:
F3 - UFCi
Pressionando a tecla F3, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pela UF, mais Nome da Cidade e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.
Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: UF, Cidade e Nome Cliente
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - UF, Cidade e Nome do Cliente
F4 - CiLg
Pressionando a tecla F4, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Nome da Cidade, mais o nome do Logradouro e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.
Ver:Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Cidade, Logradouro e Nome Cliente
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Cidade, Logradouro e Nome 10
F5 - ClPe Pressionando a tecla F5, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Peça e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.
Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Peças mais Nome Cliente
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Peças e Nome do Cliente
F6 - ClSe
Pressionando a tecla F6, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Serviços e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.
Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Serviços mais Nome Cliente
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Serviços e Nome do Cliente
F7 - ClEq
Pressionando a tecla F7, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Equipamentos e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Equipamentos e Nome do Cliente
F8 - ClFi
Pressionando a tecla F8, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para o Financeiro e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.
Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação do Financeiro mais Nome Cliente
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Financeiro e Nome do Cliente
F9 - CGC
Pressionando a tecla F9, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo CGC ou CPF do Cliente.
Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem CGC/CPF
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Pelo CGC ou CPF
F10 - PNom
Pressionando a tecla F10, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Nome / Razão Social do Cliente.
Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Nome de Clientes
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Nome (Todos)
F11 - CCli Pressionando a tecla F11, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Cliente.
Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código de Cliente
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Cliente
F12 - CFor
Pressionando a tecla F12, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Fornecedor ordenada pelo Código de Cliente.
Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código de Fornecedor
Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Fornecedor
Localizando cliente para consulta
A localização dos Clientes para a rotina de consulta do módulo de manutenção de clientes, no exemplo, pelo departamento do financeiro, principia com as opções de pesquisa do cadastros como detalhado a seguir: