Detalhamento - Cadastro de Clientes

De Wiki Fenix
Ir para navegação Ir para pesquisar

Manutenção do Cadastro de Clientes

Neste módulo permite a manutenção do cadastro geral de empresa pessoa visão Clientes é invocada em cada área operacional do sistema (Peças, Serviços, Equipamentos, Financeiro e Administrativo) mas com características diferentes, como contatos do cliente são diferencias, códigos de classificação, parâmetros e diretrizes.

Manual740.jpg


Iremos detalhar aqui, o módulo de manutenção do cadastro de clientes na sua versão mais completa que é o do departamento financeiro, onde existem muitos atributos cadastrais e recursos de manutenção que não estão disponíveis nos outros departamentos.


Ver: Conceitos - Cadastro de Empresa Pessoa


Inclusão

Nesta rotina é feita a Inclusão de clientes pela chave primária do cadastro de empresa pessoa que é o CGC (CNPJ pessoa jurídica) ou o CPF (pessoa física) onde o operador informa ou um ou outro dando inicio a inclusão. Existe a três possibilidades de atuação no cadastro de clientes:


a) Inclusão de um cliente ainda não existente no cadastro de empresa pessoa:

Se o CGC ou CPF informado não existir no cadastro o sistema da início a inclusão total desta pessoa no Cadastro Geral de Empresa pessoa informando todos os seus dados.


b) Inclusão de um cliente já existente no cadastro de empresa pessoa:

Se o CGC ou CPF informado existir no cadastro de empresa pessoa o sistema pergunta se o operador quer cadastrá-lo como sendo cliente, se sim, o sistema gera um código de cliente para esta empresa pessoa e conclui a sub-rotina de inclusão sem ir para a Edição de atributos. Se o operador deseja alterar algum atributo, o fará pela rotina de alteração.


c) Inclusão de um cliente gerando CGC alternativo:

Durante a recepção do CGC ou CPF o operador (se ele estiver habilitado e rotina também) ele a poderá acionar a sub-rotina de geração de CGC alternativo que permite que um cliente tenha vários endereços da cede, cobrança e entrega. Este recurso serve para casos de viação aérea, autarquias e fazendas.


Manual722.jpg


Na entrada do CGC ou CPF estão disponíveis as seguintes ações:


F9 - Gerar

Pressionando a tecla de função F9 o sistema invoca a sub-rotina de geração de CGC Alternativo.

Ver: Geração de CGC alternativo para Clientes

Ver: Conceitos - CGC Alternativo

F10 - Listar

Pressionando a tecla de função F10 o sistema invoca a listagem de clientes pelo CGC ou CPF

Ver: Cadastro de Clientes - Pesquisa pelo CGC CPF

F11 - LisNom

Pressionando a tecla de função F11 o sistema invoca a listagem de clientes pelo Nome

Ver: Cadastro de Clientes - Pesquisa pelo nome

Localizando ou simplesmente digitando um CGC ou CPF sistema válida a entrada verifica a ação, gera um código de cliente e se for cadastramento completo por não existir este CGC / CPF como empresa pessoa, ele vai então para a edição dos atributos deste cliente.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos

Alteração

Nesta rotina é feita a Alteração dos dados cadastrais de clientes pela chave primária do cadastro de clientes que é o Código do Cliente que é informado pelo operado dando inicio a alteração.

Manual741.jpg


Ver: Localiza um Cliente


Após localizar um cliente, o operador poderá alterar os dados deste cliente pertinentes a sua área a efetivação destas alterações só ocorrerá de fato no final da alteração pela confirmação de sua efetivação.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos

Exclusão

Nesta rotina é feita a Exclusão de um cliente localizando-o pela chave primária do cadastro de clientes que é o Código do Cliente que é informado pelo operado dando inicio a este processo.


Ver: Localiza um Cliente


Existe aqui 2 modalidades de exclusão de um cliente que compreende 3 para o cadastro de empresa pessoa:


a) Exclusão do Cadastro de Cliente.

Somente a remoção da empresa pessoa da visão cliente pelo apagamento do seu código de cliente, ela ocorre naturalmente assim quando o cliente também tem visão como fornecedor, do contrario o sistema pergunta se o operador quer também a exclusão dele como empresa pessoa.


b) Exclusão do Cadastro de Fornecedor.

Somente a remoção da empresa pessoa da visão fornecedor pelo apagamento do seu código de fornecedor, ela ocorre naturalmente assim quando o fornecedor também tem visão como cliente, do contrário o sistema pergunta se o operador quer a exclusão dele como empresa pessoa (que é feita no módulo de Manutenção de Fornecedores).

Ver: Detalhamento - Cadastro de Fornecedores

c) Exclusão do Cadastro de Empresa Pessoa.

Para esta condição, não pode existir visão como cliente nem visão como fornecedor para a empresa pessoa, só assim ela pode ser marcada como excluída do Cadastro de Empresa Pessoa. Não ocorre remoção física absoluta do registro, apenas ele ficará desativado não podendo ocorrer operações comerciais com ele. Esta situação se aplica a clientes pessoa física com registro óbito ou pessoa jurídica que deixaram de existir por falência. Não recomendamos exclusão do cadastro de empresa pessoa por outro motivo que não estes. De qualquer forma o registro é mantido no sistema para manter integridade referencial de outros cadastros que se relacionam com o registro da empresa pessoa excluída.

Consulta

Está rotina é o formato mais usual de consulta de cliente apresentando uma série de informações do cliente e é invocada de vários pontos do sistema muitas vezes como uma função, neste caso, ela vem com um cliente pré-definido e não faz busca de um cliente solicitando informação de pesquisa para o operador. Ela possui um conjunto de seis telas básicas com dados do clientes. As telas a seguir apresentadas são um exemplo da rotina de consulta feita a partir do módulo de manutenção do cadastro de clientes pelo departamento financeiro e não como um função:

Localizando o cliente pela função de busca quando a rotina não for função.


Ver: Localiza um Cliente


Para o detalhamento destas telas, quando consulta, usaremos o detalhamento feito neste manual da edição dos conteúdos típicos da inclusão ou alteração de clientes porque lá existe um detalhamento campo a campo conceitualmente:

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


1ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Gerais

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


2ª Tela de Consulta ao Cliente - Endereço

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


3ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Operacionais

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


4ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Financeiros

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


5ª Tela de Consulta ao Cliente - Contatos no cliente

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


6ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados do contato

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


7ª Tela de Consulta ao Cliente - Observação da Área

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos

Recursos da Consulta de clientes

Durante a consulta, estão disponíveis as seguintes funções de consultas adicionais do cliente apresentada na linha de mensagens do rodapé da tela de trabalho:

Manual390.gif


Função Descrição Link
F7 - CréUti Invoca a função de consulta aos créditos utilizados pelo Cliente. Ver: Consulta a Créditos Utilizados
F8 - Máquinas Invoca a função de consulta o Cadastro de População de Máquinas filtrando as máquinas de Cliente. Ver: Detalhamento - Cadastro da População de Máquinas
F9 - Observação Mostra a observação do cliente, da área operacional em que esta consultando. Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
F10 - Compras Invoca a função de consulta das compras do cliente Ver: Listagem das Compras do Cliente - Peças
F11 - C Receber Invoca a função de consulta dos títulos do cliente no Contas a Receber. Ver: Detalhamento - Financeiro - Operações - Contas a Receber
F12 - Informações Invoca a modulo de informações externas do cliente. Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Informações

Manutenções

Nesta rotina são feitas manutenções no cadastro geral de empresa pessoa (visão clientes) por grupos e por processamentos envolvendo vários módulos de manutenção de responsabilidade exclusiva do departamento financeiro e tão somente a ele.


Manual715.jpg


Manutenções - Reclassificação

Módulo de Reclassificação automática dos Códigos de Classificação Financeiras dos clientes em função dos atrasos e pendências de pagamentos.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - Reclassificação


Manutenções - Créditos Utilizados

Módulo de reprocessamento de saldos de utilização de créditos dos clientes a partir da movimentação do Contas a Receber.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - Créditos Utilizados


Senhas

Módulo de controle de Senhas de Liberação para impedimentos em operações de credito ou de cadastro do cliente por excepcionalidade.


Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Controle de Senhas de Liberação

EquiFax

Acesso exclusivo do departamento financeiro ao módulo de manutenção do cadastro geral de empresa pessoa visão cliente é feita as manutenções e a geração de informações baseadas nos dados deste cadastro e no cadastro do Contas a Receber para o sistema de controle de informações de crédito do EquiFax:

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - EquiFax


Informações


Localiza um Cliente

Esta função de localização de empresa ou pessoas na visão clientes, será apresentada neste manual em uma seção separada embora tenha particulares que a diferem de acordo com a necessidade, ma ela é uma função de busca que é invocada em pontos diferentes do sistema com formas diferentes de abordar os recursos. Os exemplos aqui expostos são tirados do módulo de manutenção de clientes da área do financeiro.


Localizando cliente para alteração

Na localização de clientes para alteração de dados o sistema solicita diretamente a informação do código do cliente ao operador que pode digitá-lo diretamente ou utilizar os recurso de listagem.


Recursos de listagem disponíveis

No rodapé da tela de pesquisa são apresentadas de forma abreviada a teclas de função que disponibilizam chamas diretas da função de listagem e de pesquisa:


F3 - UFCi

Pressionando a tecla F3, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pela UF, mais Nome da Cidade e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: UF, Cidade e Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - UF, Cidade e Nome do Cliente


F4 - CiLg

Pressionando a tecla F4, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Nome da Cidade, mais o nome do Logradouro e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.

Ver:Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Cidade, Logradouro e Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Cidade, Logradouro e Nome 10


F5 - ClPe

Pressionando a tecla F5, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Peça e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Peças mais Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Peças e Nome do Cliente


F6 - ClSe

Pressionando a tecla F6, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Serviços e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Serviços mais Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Serviços e Nome do Cliente


F7 - ClEq

Pressionando a tecla F7, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Equipamentos e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Equipamentos mais Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Equipamentos e Nome do Cliente


F8 - ClFi

Pressionando a tecla F8, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para o Financeiro e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação do Financeiro mais Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Financeiro e Nome do Cliente


F9 - CGC

Pressionando a tecla F9, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo CGC ou CPF do Cliente.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem CGC/CPF

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Pelo CGC ou CPF


F10 - PNom

Pressionando a tecla F10, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Nome / Razão Social do Cliente.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Nome de Clientes

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Nome (Todos)


F11 - CCli

Pressionando a tecla F11, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Cliente.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código de Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Cliente


F12 - CFor

Pressionando a tecla F12, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Fornecedor ordenada pelo Código de Cliente.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código de Fornecedor

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Fornecedor

Localizando cliente para consulta

A localização dos Clientes para a rotina de consulta do módulo de manutenção de clientes, no exemplo, pelo departamento do financeiro, principia com as opções de pesquisa do cadastros como detalhado a seguir:


Manual742.jpg


Pesquisa Pelo código do Cliente

Sistema solicita a informação do código do cliente desejado pelo operador, ao ser informado o sistema pesquisa para ver se existe se não existe ele informa que não existe e torna a perguntar. É uma pesquisa absoluta onde tem que existir o código no cadastro para ele localizar.


Manual387.gif


Pesquisa Pelo nome completo

Sistema solicita a informação do nome / razão social do cliente desejado pelo operador, ao ser informado o sistema pesquisa para ver se existe se não existe ele informa que não existe e torna a perguntar. É uma pesquisa absoluta onde tem que existir o nome / razão social no cadastro para ele localizar.


Manual388.gif


Pesquisa pelo CGC / CPF

Sistema solicita a informação do CGC ou CPF do cliente desejado pelo operador, ao ser informado o sistema pesquisa para ver se existe se não existe ele informa que não existe e torna a perguntar. É uma pesquisa absoluta onde tem que existir o CGC / CPF no cadastro para localizar.


Manual389.gif


Listagem por parte do nome

Forma tradicional de pesquisa e localização de Clientes utilizada em quase todas as formas de pesquisa do Cadastro de Clientes. Nesta opção, o sistema solicita a informação de parte do nome do cliente desejado pelo operador, ao ser informado o sistema pesquisa o mais próximo nome de cliente existente no cadastro ao informado. Não é uma pesquisa absoluta o sistema se aproxima do informado existindo ou não e passa a listar o cadastro a partir do mais semelhante.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Nome de Clientes

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Nome (Todos)



Listagens do Cadastro de Clientes

A função de listagem do cadastro de clientes atende a diversos pontos do sistema com vários retornos das chaves primárias do cadastro de empresa pessoa. De acordo com a sua invocação, ela pode listar o cadastro com até 12 tipos de ordenação incluindo a natural que é sem ordem de índice.

Normalmente em pontos do sistema onde ela é invocada, existe no rodapé indicação de teclas de função que chamam a listagem por ordens diferente.

A de ação de retorno direto sobre campos sendo informados pelo operador no momento da listagem ocorre em qualquer um dos campos das chaves primárias do Cadastro de Cliente como: Código do Cliente ou CGC ou CPF, e ao iniciar a listagem o sistema se posicionará o mais próximo registro do cadastro que tenha semelhança ao conteúdo digitado no campo em foco da origem que solicitou a listagem.


Tipos de Listagem do Cadastro de Clientes

As listagens do cadastro de clientes apresentam os dados dos clientes em colunas em função da visão em que for invocada, contendo informações pertinentes a ordem em que foi solicitada. O sistema procura apresentar nela os dados da chave em que esta listando e o máximo que for possível para identificá-los.


Listagem pelo CGC ou CPF

Nesta listagem ordenada pelo CGC ou CPF da empresa ou pessoa, aparece em evidencia em suas colunas: o Código de Cliente existindo ou não o Nome / Razão Social do cliente, o CGC ou CPF editado e a Unidade da Federação.


Manual743.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem CGC/CPF

Listagem pelo Nome (Todos)

Nesta listagem ordenada pelo Nome ou razão social da empresa ou pessoa (todos as entidades do cadastro de empresa pessoa) aparece em evidencia em suas colunas: o Código do Cliente, existindo ou não, o Nome ou razão social do cliente, o nome da Cidade e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do Cliente.


Manual746.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Nome de Clientes

Listagem pela Cidade, Logradouro e Nome do Cliente

Nesta listagem ordenada pelo nome da Cidade, mais o Logradouro, mais o Nome ou razão social do cliente (até o 10 caracteres) aparece em evidencia em suas colunas: o Nome da Cidade do, o Nome do logradouro do endereço da sede ou domiciliar do cliente, o Nome ou razão social do cliente e a Unidade da Federação do endereço do cliente.


Manual747.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Cidade, Logradouro e Nome Cliente


Listagem pelo Código do Cliente

Nesta listagem ordenada pelo Código do Cliente, aparece em evidencia em suas colunas: o Código do Cliente, o Nome ou razão social do cliente, o nome da Cidade e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do cliente.


Manual748.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código de Cliente


Listagem pelo Código do Fornecedor

Nesta listagem ordenada pelo Código de Fornecedor, aparece em evidencia em suas colunas: o Código do Cliente, o Nome ou razão social do cliente e/ou fornecedor, o Código do Fornecedor e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do cliente e/ou fornecedor.


Manual749.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código de Fornecedor


Listagem pelo Código do Ramo e Nome do Cliente

Nesta listagem ordenada pelo Código do Ramo de Atividade mais o Nome ou razão social do cliente (com até 10 caracteres), aparece em evidencia em suas colunas: o Código do Cliente, o Nome ou razão social do cliente, o Código do Ramo de Atividade e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do cliente.


Manual750.jpg

Ver: [[Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código do Ramo mais Nome Cliente[[


Listagem pelo Código de Peças e Nome do Cliente

Nesta listagem ordenada pelo Código de Classificação Especial do Cliente para a Área de Peças mais o Nome ou razão social do cliente (com até 10 caracteres), aparece em evidencia em suas colunas: o Código de Classificação Especial de Cliente para Área de Peças, o Nome ou razão social do cliente, o Código do Cliente, o Nome da Cidade e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do cliente.


Manual751.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Peças mais Nome Cliente


Listagem pelo Código de Serviços e Nome do Cliente

Nesta listagem ordenada pelo Código de Classificação Especial de Cliente para a Área de Serviços mais o Nome ou razão social do Cliente (com até 10 caracteres), aparece em evidencia em suas colunas: o Código de Classificação Especial do Cliente para a Área de Serviços, o Nome ou razão social do Cliente, o Código do Cliente, o Nome da Cidade e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do cliente.


Manual752.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Serviços mais Nome Cliente


Listagem pelo Código de Equipamentos e Nome do Cliente

Nesta listagem ordenada pelo Código de Classificação Especial de Cliente para a Área de Equipamentos mais o Nome ou razão social do cliente (com até 10 caracteres), aparece em evidencia em suas colunas: o Código de Classificação Especial de Cliente para a Área de Equipamentos, o Nome ou razão social do cliente, o Código de Cliente, o Nome da Cidade e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do cliente.


Manual753.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Equipamentos mais Nome Cliente


Listagem pelo Código do Financeiro e Nome do Cliente

Nesta listagem ordenada pelo Código de Classificação Especial de Cliente para a Área do Financeiro mais o Nome ou razão social do Cliente (com até 10 caracteres), aparece em evidencia em suas colunas: o Código de Classificação Especial de Cliente para a Área do Financeiro, o Nome ou razão social do cliente, o Código do Cliente, o Nome da Cidade e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do cliente.


Manual754.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação do Financeiro mais Nome Cliente


Listagem pela UF, Cidade e Nome do Cliente

Nesta listagem ordenada pelo sigla da Unidade da Federação do endereço do cliente, mais o nome da Cidade do Cliente mais o Nome ou razão social do Cliente (com até 10 caracteres), aparece em evidencia em suas colunas: o Nome do Cliente, a Unidade da Federação e o Nome da Cidade.


Manual763.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: UF, Cidade e Nome Cliente


Listagem sem ordem de índice

Esta listagem não possui ordenação por índice, o cadastro é listado na ordem de entrada natural no cadastro de empresa pessoa, nela, aparece em evidencia em suas colunas: o Código do Cliente, o Nome ou razão social do Cliente, o Nome da Cidade e a Unidade da Federação do endereço da sede ou domiciliar do cliente.


Manual764.jpg

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Sem Ordem



Recursos da listagem de Clientes

Existem dois recursos disponíveis durante a listagem do cadastro de clientes acionados por teclas de função que estão indicadas no rodapé da listagem, F3 - Pesquisa e F10 - Ordem que passaremos a detalhar:


Recursos da listagem - F3-Pesquisa

Durante a listagem do Cadastro de Clientes, pressionando-se F3 - Pesquisa, o sistema invoca uma função de localização de clientes em função da ordem em que esta listando e de um escopo informado pelo operador diretamente relacionado a chave do índice que determina a ordem:


F3-Pesquisa - Ordem: CGC / CPF

Se a ordem da listagem for pelo CGC ou CPF do Cadastro de Empresa ou pessoa o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um CGC ou CPF para a pesquisa, ele oferece o CGC ou CPF contido no registro em foco na listagem:


Manual374.gif


Informando o CGC ou CPF desejado o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo ao escopo da pesquisa informado pelo operador e passara a listar a partir dele.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Pelo CGC ou CPF


F3-Pesquisa - Ordem: Nome de Clientes

Se a ordem da listagem for pelo Nome ou razão social do Cliente o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um informa o nome ou parte do nome para a pesquisa, ele oferece o nome contido no registro em foco na listagem:


Manual375.gif


Informando o nome do cliente desejado, ou parte dele, o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo ao escopo da pesquisa informado pelo operador e passará a listar a partir dele.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Nome do Cliente


F3-Pesquisa - Ordem: Cidade, Logradouro e Nome do Cliente

Se a ordem da listagem for pelo Nome da Cidade, Logradouro e Nome ou razão social do Cliente com até 10 caracteres o sistema oferece uma tela conforme o detalhamento abaixo


Manual377.gif

Campo solicitado Descrição do Campo Link de recursos disponíveis
UF Não será solicitado.
Cidade Sistema oferece o Nome da Cidade do endereço da sede ou do domicilio do cliente contida no registro em foco da listagem para que o operador ratifique ou altere este conteúdo e que irá compor a chave de localização de um ponto desejado na listagem. Detalhamento - Cadastro de Cidades
Logradouro Sistema oferece o Nome do Logradouro da Federação do endereço da sede ou do domicilio do cliente contida no registro em foco da listagem para que o operador ratifique ou altere este conteúdo e que irá compor a chave de localização de um ponto desejado na listagem.
Cliente Sistema oferece o Nome do Cliente com até 10 caracteres contido no registro em foco da listagem para que o operador ratifique ou altere este conteúdo e que irá compor a chave de localização de um ponto desejado na listagem.

Informando estes campos, o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo ao escopo da pesquisa informado pelo operador e passará a listar a partir dele.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Cidade, Logradouro e Nome 10


F3-Pesquisa - Ordem: Código de Cliente

Se a ordem da listagem for pelo Código de Cliente o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um código de cliente para a pesquisa, ele oferece o contido no registro em foco na listagem:

Se a ordem da listagem for pelo Código de Cliente o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um código de cliente para a pesquisa, ele oferece o contido no registro em foco na listagem:


Manual378.gif


Informando o código desejado o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo ao escopo da pesquisa informado pelo operador e passara a listar a partir dele.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Cliente


F3-Pesquisa - Ordem: Código de Fornecedor

Se a ordem da listagem for pelo Código de Fornecedor o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um código de fornecedor para a pesquisa, ele oferece o contido no registro em foco na listagem:


Manual379.gif


Informando o código desejado o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo ao escopo da pesquisa informado pelo operador e passara a listar a partir dele.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Fornecedor


F3-Pesquisa - Ordem: Código do Ramo mais Nome Cliente

Se a ordem da listagem for pelo Código do Ramo de Atividade mais o Nome do Cliente com até 10 caracteres o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um escopo com está composição para a pesquisa, ele oferece o contido no registro em foco na listagem:


Manual380.gif


Informando o escopo desejado o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo dele e passará a listar a partir então.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Ramo e Nome do Cliente


F3-Pesquisa - Ordem: Classificação de Peças mais Nome Cliente

Se a ordem da listagem for pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Área de Peças mais o Nome do Cliente com até 10 caracteres o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um escopo com está composição para a pesquisa, ele oferece o contido no registro em foco na listagem:


Manual381.gif


Informando o escopo desejado o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo dele e passará a listar a partir então.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Peças e Nome do Cliente


F3-Pesquisa - Ordem: Classificação de Serviços mais Nome Cliente

Se a ordem da listagem for pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Área de Serviços mais o Nome do Cliente com até 10 caracteres o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um escopo com está composição para a pesquisa, ele oferece o contido no registro em foco na listagem:


Manual382.gif


Informando o escopo desejado o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo dele e passará a listar a partir então.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Serviços e Nome do Cliente


F3-Pesquisa - Ordem: Classificação de Equipamentos mais Nome Cliente

Se a ordem da listagem for pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Área de Equipamentos mais o Nome do Cliente com até 10 caracteres o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um escopo com está composição para a pesquisa, ele oferece o contido no registro em foco na listagem:


Manual383.gif


Informando o escopo desejado o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo dele e passará a listar a partir então.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Equipamentos e Nome do Cliente


F3-Pesquisa - Ordem: Classificação do Financeiro mais Nome Cliente

Se a ordem da listagem for pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Área do Financeiro mais o Nome do Cliente com até 10 caracteres o sistema oferece ao operador uma tela solicitando um escopo com está composição para a pesquisa, ele oferece o contido no registro em foco na listagem:


Manual384.gif


Informando o escopo desejado o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo dele e passará a listar a partir então.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Financeiro e Nome do Cliente


F3-Pesquisa - Ordem: UF, Cidade e Nome do Cliente

Se a ordem da listagem for pela sigla da Unidade da Federação, Nome da Cidade e Nome ou razão social do Cliente com até 10 caracteres o sistema oferece uma tela conforme o detalhamento abaixo


Manual385.gif


Campos solicitado Descrição do Campo Link de recursos dispovíveis
UF Sistema oferece a sigla da Unidade da Federação, do endereço da sede ou do domicilio do cliente contida no registro em foco da listagem para que o operador ratifique ou altere este conteúdo e que irá compor a chave de localização de um ponto desejado na listagem. Detalhamento - Cadastro de Cidades
Cidade Sistema oferece o Nome da Cidade do endereço da sede ou do domicilio do cliente contida no registro em foco da listagem para que o operador ratifique ou altere este conteúdo e que irá compor a chave de localização de um ponto desejado na listagem. Detalhamento - Cadastro de Cidades
Logradouro Não será solicitado.
Cliente Sistema oferece o Nome do Cliente com até 10 caracteres contido no registro em foco da listagem para que o operador ratifique ou altere este conteúdo e que irá compor a chave de localização de um ponto desejado na listagem.


Informando estes campos, o sistema se posicionará no registro exato ou o mais próximo ao escopo da pesquisa informado pelo operador e passará a listar a partir dele.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - UF, Cidade e Nome do Cliente


F3-Pesquisa - Sem ordem

Se a ordem da listagem for natural (sem ordem de índice) o sistema oferece ao operador uma tela solicitando o número do registro do arquivo de cliente para a pesquisa, ele oferece o registro em foco na listagem:


Manual378.gif


Informando o número do registro desejado o sistema se posicionará no registro exato do escopo da pesquisa informado pelo operador e passará a listar a partir dele.

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Sem ordem de índice


Recursos da listagem - F10 Ordem

Durante a listagem do Cadastro de Clientes, pressionando-se F10 - Ordem, o sistema oferece um menu de opções de ordem de listagem do cadastro em função dos índices:


Manual766.jpg



Opções de 1 a 11: Alterar ordens

Ver: Tipos de Listagem do Cadastro de Clientes


Opção 12: Pesquisa

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa


Opção 13: Sem ordem

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Sem ordem de índice


Opção 14: Filtrar parte do nome igual a

Esta opção estará disponível quando a remover filtro estiver desativada ou seja quando não existir ainda um filtro ativo.


Manual775.jpg


Neste caso, quando o operador selecionar esta opção o sistema perguntará por um argumento para executar o filtro como no exemplo abaixo:


Manual386.gif


Informando como no exemplo acima "JOAO" como argumento de filtragem o sistema apresentará somente os clientes que tiverem esta seqüência de caracteres em qualquer posição dentro dos 50 caracteres do nome, veja o resultado na listagem abaixo:


Cadastro de Clientes Listagem Recursos Filtrar.JPG


Opção 15: Remover Filtro

Esta opção somente estará disponível para seleção quando existir um filtro ativo ma execução da listagem, observar no rodapé da listagem se a indicação Filtrando esta com "Sim". Neste caso, o sistema removerá a filtragem do cadastro voltando a situação normal, e indicara no rodapé Filtrando: "Não".





Listagem das Compras do Cliente

Esta função permite consultar as compras de clientes de diferentes formas, para cada área operacional do sistema conforme detalharemos, algumas áreas são similares de sorte que apresentaremos algumas detalhadamente e outras comentando a diferença e apontado o link para as que estão detalhadas pela similaridade.

Área de Peças

Esta função apresenta 4 formas de consulta de compras do cliente em um menu de opções sendo que algumas delas especificamente para a operação de peças que passaremos a detalhar:


Manual755.jpg


Pressione Enter para selecionar a opção Esc para retornar.

Ver: Detalhamento - Listagens de Opções no Fênix


Área de Peças - Compras Mensais

Nesta opção de listagem o sistema apresenta uma listagem compilada das compras do cliente feitas nos últimos 24 meses por linha de representação exclusivamente da área de operação com peças em valores corrigidos pela moeda indexadora e remunerados.

Ver: Conceitos - Valores no Fênix

No exemplo abaixo temos o Código da Linha de Representação, o Mês da Compra, o Ano da Compra e o Valore Presente (valor corrigido e remunerado) da Compra referente a Peças:


Manual372.gif


Também está disponível os recursos Manual57.png

Ver: Listagens do Fênix recursos


Área de Peças - Notas Fiscais

No exemplo abaixo estão listado o todas as Notas Ficais de saída ou Cupons Fiscais emitidas para o cliente em foco na consulta referentes a vendas ou operações com peças.


Manual756.jpg


Nesta listagem o operador utiliza as teclas de função para navegar na listagem conforme indicado no rodapé de mensagens, também nela, existe os seguintes recurso disponíveis acionados por teclas de função: F10-Trocar ordem e F11-Ver documento

Ver: Detalhamento - Consulta de Notas ou Documentos de Saída

Ver também: Detalhamento - Consulta de Notas ou Documentos de Saída

Também está disponível os recursos Manual57.png Ver: Listagens do Fênix recursos


Área de Peças - Outros Documentos

Nesta opção, a exemplo do que está detalhado no tópico de notas fiscais, serão listado o todas os Documentos Não Ficais de saída emitidas para o cliente em foco na consulta referentes a vendas ou operações com peças de peças.


Obs.:

É incomum a utilização de documentos não fiscais para operação com clientes e não saberíamos dizer em que circunstância isto poderia acontecer, por esta razão fica prejudicado o exemplo pois não temos e nem clientes possuem exemplos desta operação, fica portanto, aqui detalhado somente a título de ilustração.

Ver: Listagem das Compras do Cliente - Peças - Notas Fiscais


Área de Peças - Faturamento mensal

Nesta opção, o sistema compila todo o faturamento mês a mês do cliente a partir dos títulos do contas a receber desde o inicio das operações e cujo o documento de origem (Nota Fiscal, Cupom ou Documento não Fiscal) seja de operação faturada com o cliente da empresa para a loja. Ele ao gerar vai apresentando na telas conforme o exemplo abaixo mês e ano do faturamento, valor total dos títulos no mês, valor pago dos títulos no mês e atraso médio do pagamentos feitos no mês.


Manual757.jpg

Ver: Detalhamento - Listagens de Opções no Fênix


Utilizando as teclas de de navegação o operador poderá selecionar um mês e abrir a uma listagem dos títulos que compreende aquele mês e lá consultar o documento (nota fiscal, cupom fiscal ou documento não fiscal) que gerou o título e todas as informações contidas nele, como também, todos lançamentos fitos em cada título.

Esta função é um caso particular da consulta de informações do cliente e lá estão as informações detalhadas desta modalidade de consulta.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Informações


Área de Serviços

Esta função apresenta 4 formas de consulta de compras do cliente em um menu de opções sendo que algumas delas especificamente para a operação de serviços.

Manual758.jpg


O detalhamento destas rotinas são similares ao detalhamento feito para área de peças considerando os casos onde a compilação das informações se restringe ao que é elaborado em cada área operacional. Portanto o que lá se aplica exclusivamente a peças considerar como sendo serviços.

Ver: Listagem das Compras do Cliente - Peças


Área de Equipamentos

Esta função apresenta 4 formas de consulta de compras do cliente em um menu de opções sendo que algumas delas especificamente para a operação de equipamentos.

Manual759.jpg


O detalhamento destas rotinas são similares ao detalhamento feito para a área de peças considerando os casos onde a compilação das informações se restringe ao que é elaborado em cada área operacional. Portanto o que lá se aplica exclusivamente a peças considerar como sendo serviços.

Ver: Listagem das Compras do Cliente - Peças


Área do Financeiro

Esta função apresenta 4 formas de consulta de compras do cliente em um menu de opções sendo que algumas delas especificamente para a operação de cada área como no caso da compras mensais que distinguiremos aqui.

Manual760.jpg

Para a área do financeiro, a opção 1 - Compras Mensais quando selecionado, apresenta um novo menu de opções para ver o desempenho para cada área operacional:

Manual761.jpg


Opção 1 Peças

Nesta opção de listagem o sistema apresenta uma listagem compilada das compras do cliente feitas nos últimos 24 meses por linha de representação exclusivamente da área de operação com peças em valores corrigidos pela moeda indexadora e remunerados.


Opção 2 Serviços

Nesta opção de listagem o sistema apresenta uma listagem compilada das compras do cliente feitas nos últimos 24 meses por linha de representação exclusivamente da área de operação com serviços em valores corrigidos pela moeda indexadora e remunerados.


Opção 3 Equipamentos

Nesta opção de listagem o sistema apresenta uma listagem compilada das compras do cliente feitas nos últimos 24 meses por linha de representação exclusivamente da área de operação com equipamentos em valores corrigidos pela moeda indexadora e remunerados.


Opção 4 Outros

Nesta opção de listagem o sistema apresenta uma listagem compilada das compras do cliente feitas nos últimos 24 meses por linha de representação exclusivamente da outras áreas não operacionais em valores corrigidos pela moeda indexadora e remunerados.

De resto, o detalhamento das demais rotinas são igualmente similares ao detalhamento feito para a área de peças considerando os casos onde a compilação das informações se restringe ao que é elaborado em cada área operacional conforme o detalhado nos tópicos acima. Portanto o que lá se aplica exclusivamente a peças considerar como sendo serviços.

Ver: Listagem das Compras do Cliente - Peças





Geração de CGC alternativo para Clientes

Função invocada pela rotina de Inclusão no cadastro de Clientes.

Existem circunstâncias na operação de comercialização onde, para um cliente precisa-se de informações cadastrais diferentes para um mesmo CGC, é o caso de fazendeiros, viações aéreas, algumas autarquias, etc. Para resolver isto sistema cria um CGC válido alternativo a partir dos 9 primeiros dígitos que permitirá cadastrar para um mesmo cliente vários CGC s com dados de endereço cobrança diferentes.

Manual306.jpg


Localize o cliente que deseja gerar um CGC alternativo :

Ver: #Localiza um Cliente


Manual307.jpg


Sistema gera um CGC alternativo para o cliente volta para a rotina de inclusão e copia os dados dele para este CGC alternativo.

Ver: Conceitos - CGC Alternativo

Manual308.jpg


Obs.: Esta rotina só estará disponível se a Diretriz Geral de gerar CGC Alternativo estiver indicando que o Sistema opera desta forma e que o usuário tenha habilitação de para gerar CGC alternativo.


Onde: Área do Suporte - Parâmetros - Rotinas do Sistema

Ver: Detalhamento - Suporte - Parâmetros - Rotinas do Sistema

Peças onde: Área de Peças - Cadastros - Usuários do Sistema

Serviços onde: Área de Usuários - Cadastros - Usuários

Equipamentos onde: Área de Equipamentos - Cadastros - Usuários

Financeiro onde: Área do Financeiro - Cadastros - Usuários

Ver: Detalhamento - Suporte - Parâmetros - Usuário do Sistema




Consulta a Créditos Utilizados

Esta função esta disponível na consulta de clientes e quando invocada, apresenta uma listagem com todos os créditos utilizados pelo cliente em foco na consulta em todas as Lojas e o total das lojas:

No exemplo abaixo o cliente compra em uma única loja onde pode-se ver:


Informações Descrição
Loja Código da Loja em que o cliente em foco na consulta comprou.
Nome Loja Nome da Loja em que o cliente em foco na consulta comprou.
Limite Hoje Valor do Limite de Crédito do Cliente em foco na consulta por Loja hoje no instante da consulta.
Limite Época Valor do Limite de Crédito do Cliente em foco na consulta por Loja na época da última atualização do crédito utilizado.
Dt. Util. Data da ultima atualização da Utilização de Credito do Cliente em foco na consulta na Loja.
Usado Loja Valor do Crédito Utilizado na Loja pelo Cliente em foco na consulta.
TOTAL GERAL Total de Créditos Utilizados em todas as Lojas pelo cliente em foco na consultas.


Manual392.gif


Pressione Esc para retornar a consulta.

Ver: Detalhamento - Listagens de Opções no Fênix