Detalhamento - Cadastro de Clientes

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Manutenção do Cadastro de Clientes

Neste módulo permite a manutenção do cadastro geral de empresa pessoa visão Clientes é invocada em cada área operacional do sistema (Peças, Serviços, Equipamentos, Financeiro e Administrativo) mas com características diferentes, como contatos do cliente são diferencias, códigos de classificação, parâmetros e diretrizes.

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Iremos detalhar aqui, o módulo de manutenção do cadastro de clientes na sua versão mais completa que é o do departamento financeiro, onde existem muitos atributos cadastrais e recursos de manutenção que não estão disponíveis nos outros departamentos.


Ver: Conceitos - Cadastro de Empresa Pessoa


Inclusão

Nesta rotina é feita a Inclusão de clientes pela chave primária do cadastro de empresa pessoa que é o CGC (CNPJ pessoa jurídica) ou o CPF (pessoa física) onde o operador informa ou um ou outro dando inicio a inclusão. Existe a três possibilidades de atuação no cadastro de clientes:


a) Inclusão de um cliente ainda não existente no cadastro de empresa pessoa:

Se o CGC ou CPF informado não existir no cadastro o sistema da início a inclusão total desta pessoa no Cadastro Geral de Empresa pessoa informando todos os seus dados.


b) Inclusão de um cliente já existente no cadastro de empresa pessoa:

Se o CGC ou CPF informado existir no cadastro de empresa pessoa o sistema pergunta se o operador quer cadastrá-lo como sendo cliente, se sim, o sistema gera um código de cliente para esta empresa pessoa e conclui a sub-rotina de inclusão sem ir para a Edição de atributos. Se o operador deseja alterar algum atributo, o fará pela rotina de alteração.


c) Inclusão de um cliente gerando CGC alternativo:

Durante a recepção do CGC ou CPF o operador (se ele estiver habilitado e rotina também) ele a poderá acionar a sub-rotina de geração de CGC alternativo que permite que um cliente tenha vários endereços da cede, cobrança e entrega. Este recurso serve para casos de viação aérea, autarquias e fazendas.


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Na entrada do CGC ou CPF estão disponíveis as seguintes ações:


F9 - Gerar

Pressionando a tecla de função F9 o sistema invoca a sub-rotina de geração de CGC Alternativo.

Ver: Geração de CGC alternativo para Clientes

Ver: Conceitos - CGC Alternativo


F10 - Listar

Pressionando a tecla de função F10 o sistema invoca a listagem de clientes pelo CGC ou CPF

Ver: Cadastro de Clientes - Pesquisa pelo CGC CPF


F11 - LisNom

Pressionando a tecla de função F11 o sistema invoca a listagem de clientes pelo Nome

Ver: Cadastro de Clientes - Pesquisa pelo nome

Localizando ou simplesmente digitando um CGC ou CPF sistema válida a entrada verifica a ação, gera um código de cliente e se for cadastramento completo por não existir este CGC / CPF como empresa pessoa, ele vai então para a edição dos atributos deste cliente.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


Alteração

Nesta rotina é feita a Alteração dos dados cadastrais de clientes pela chave primária do cadastro de clientes que é o Código do Cliente que é informado pelo operado dando inicio a alteração.

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Ver: Localiza um Cliente


Após localizar um cliente, o operador poderá alterar os dados deste cliente pertinentes a sua área a efetivação destas alterações só ocorrerá de fato no final da alteração pela confirmação de sua efetivação.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


Exclusão

Nesta rotina é feita a Exclusão de um cliente localizando-o pela chave primária do cadastro de clientes que é o Código do Cliente que é informado pelo operado dando inicio a este processo.


Ver: Localiza um Cliente


Existe aqui 2 modalidades de exclusão de um cliente que compreende 3 para o cadastro de empresa pessoa:


a) Exclusão do Cadastro de Cliente.

Somente a remoção da empresa pessoa da visão cliente pelo apagamento do seu código de cliente, ela ocorre naturalmente assim quando o cliente também tem visão como fornecedor, do contrario o sistema pergunta se o operador quer também a exclusão dele como empresa pessoa.


b) Exclusão do Cadastro de Fornecedor.

Somente a remoção da empresa pessoa da visão fornecedor pelo apagamento do seu código de fornecedor, ela ocorre naturalmente assim quando o fornecedor também tem visão como cliente, do contrário o sistema pergunta se o operador quer a exclusão dele como empresa pessoa (que é feita no módulo de Manutenção de Fornecedores).

Ver: Detalhamento - Cadastro de Fornecedores


c) Exclusão do Cadastro de Empresa Pessoa.

Para esta condição, não pode existir visão como cliente nem visão como fornecedor para a empresa pessoa, só assim ela pode ser marcada como excluída do Cadastro de Empresa Pessoa. Não ocorre remoção física absoluta do registro, apenas ele ficará desativado não podendo ocorrer operações comerciais com ele. Esta situação se aplica a clientes pessoa física com registro óbito ou pessoa jurídica que deixaram de existir por falência. Não recomendamos exclusão do cadastro de empresa pessoa por outro motivo que não estes. De qualquer forma o registro é mantido no sistema para manter integridade referencial de outros cadastros que se relacionam com o registro da empresa pessoa excluída.


Consulta

Está rotina é o formato mais usual de consulta de cliente apresentando uma série de informações do cliente e é invocada de vários pontos do sistema muitas vezes como uma função, neste caso, ela vem com um cliente pré-definido e não faz busca de um cliente solicitando informação de pesquisa para o operador. Ela possui um conjunto de seis telas básicas com dados do clientes. As telas a seguir apresentadas são um exemplo da rotina de consulta feita a partir do módulo de manutenção do cadastro de clientes pelo departamento financeiro e não como um função:

Localizando o cliente pela função de busca quando a rotina não for função.


Ver: Localiza um Cliente


Para o detalhamento destas telas, quando consulta, usaremos o detalhamento feito neste manual da edição dos conteúdos típicos da inclusão ou alteração de clientes porque lá existe um detalhamento campo a campo conceitualmente:

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


1ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Gerais

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


2ª Tela de Consulta ao Cliente - Endereço

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


3ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Operacionais

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


4ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Financeiros

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


5ª Tela de Consulta ao Cliente - Contatos no cliente

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


6ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados do contato

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


7ª Tela de Consulta ao Cliente - Observação da Área Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos


Recursos da Consulta de clientes

Durante a consulta, estão disponíveis as seguintes funções de consultas adicionais do cliente apresentada na linha de mensagens do rodapé da tela de trabalho:

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Função Descrição Link
F7 - CréUti Invoca a função de consulta aos créditos utilizados pelo Cliente. Ver: Consulta a Créditos Utilizados
F8 - Máquinas Invoca a função de consulta o Cadastro de População de Máquinas filtrando as máquinas de Cliente. Ver: Detalhamento - Cadastro da População de Máquinas
F9 - Observação Mostra a observação do cliente, da área operacional em que esta consultando. Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
F10 - Compras Invoca a função de consulta das compras do cliente Ver: Listagem das Compras do Cliente - Peças
F11 - C Receber Invoca a função de consulta dos títulos do cliente no Contas a Receber. Ver: Detalhamento - Financeiro - Operações - Contas a Receber
F12 - Informações Invoca a modulo de informações externas do cliente. Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Informações


Manutenções

Nesta rotina são feitas manutenções no cadastro geral de empresa pessoa (visão clientes) por grupos e por processamentos envolvendo vários módulos de manutenção de responsabilidade exclusiva do departamento financeiro e tão somente a ele.


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Manutenções - Reclassificação

Módulo de Reclassificação automática dos Códigos de Classificação Financeiras dos clientes em função dos atrasos e pendências de pagamentos.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - Reclassificação


Manutenções - Créditos Utilizados

Módulo de reprocessamento de saldos de utilização de créditos dos clientes a partir da movimentação do Contas a Receber.

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - Créditos Utilizados


Senhas

Módulo de controle de Senhas de Liberação para impedimentos em operações de credito ou de cadastro do cliente por excepcionalidade.


Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Controle de Senhas de Liberação

EquiFax

Acesso exclusivo do departamento financeiro ao módulo de manutenção do cadastro geral de empresa pessoa visão cliente é feita as manutenções e a geração de informações baseadas nos dados deste cadastro e no cadastro do Contas a Receber para o sistema de controle de informações de crédito do EquiFax:

Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes - Manutenção - EquiFax


Informações



Localiza um Cliente

Esta função de localização de empresa ou pessoas na visão clientes, será apresentada neste manual em uma seção separada embora tenha particulares que a diferem de acordo com a necessidade, ma ela é uma função de busca que é invocada em pontos diferentes do sistema com formas diferentes de abordar os recursos. Os exemplos aqui expostos são tirados do módulo de manutenção de clientes da área do financeiro.


Localizando cliente para alteração

Na localização de clientes para alteração de dados o sistema solicita diretamente a informação do código do cliente ao operador que pode digitá-lo diretamente ou utilizar os recurso de listagem.


Recursos de listagem disponíveis

No rodapé da tela de pesquisa são apresentadas de forma abreviada a teclas de função que disponibilizam chamas diretas da função de listagem e de pesquisa:


F3 - UFCi

Pressionando a tecla F3, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pela UF, mais Nome da Cidade e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: UF, Cidade e Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - UF, Cidade e Nome do Cliente


F4 - CiLg

Pressionando a tecla F4, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Nome da Cidade, mais o nome do Logradouro e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.

Ver:Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Cidade, Logradouro e Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Cidade, Logradouro e Nome 10


F5 - ClPe Pressionando a tecla F5, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Peça e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Peças mais Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Peças e Nome do Cliente


F6 - ClSe

Pressionando a tecla F6, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Serviços e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Serviços mais Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Serviços e Nome do Cliente


F7 - ClEq

Pressionando a tecla F7, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para Equipamentos e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação de Equipamentos mais Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código de Equipamentos e Nome do Cliente


F8 - ClFi

Pressionando a tecla F8, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Classificação Especial de Clientes para o Financeiro e mais o Nome do Cliente com 10 caracteres.


Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Classificação do Financeiro mais Nome Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Financeiro e Nome do Cliente


F9 - CGC

Pressionando a tecla F9, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo CGC ou CPF do Cliente.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem CGC/CPF

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Pelo CGC ou CPF


F10 - PNom

Pressionando a tecla F10, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Nome / Razão Social do Cliente.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem: Nome de Clientes

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Nome (Todos)


F11 - CCli Pressionando a tecla F11, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Cliente ordenada pelo Código de Cliente.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código de Cliente

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Cliente


F12 - CFor

Pressionando a tecla F12, o sistema invoca a Listagem do Cadastro de Fornecedor ordenada pelo Código de Cliente.

Ver: Listagem dos clientes - Recursos - F3-Pesquisa - Ordem Código de Fornecedor

Ver: Listagem do Cadastro de Clientes - Código do Fornecedor


Localizando cliente para consulta

A localização dos Clientes para a rotina de consulta do módulo de manutenção de clientes, no exemplo, pelo departamento do financeiro, principia com as opções de pesquisa do cadastros como detalhado a seguir: