Detalhamento - Cadastro de Clientes
Manutenção do Cadastro de Clientes
Neste módulo permite a manutenção do cadastro geral de empresa pessoa visão Clientes é invocada em cada área operacional do sistema (Peças, Serviços, Equipamentos, Financeiro e Administrativo) mas com características diferentes, como contatos do cliente são diferencias, códigos de classificação, parâmetros e diretrizes.
Iremos detalhar aqui, o módulo de manutenção do cadastro de clientes na sua versão mais completa que é o do departamento financeiro, onde existem muitos atributos cadastrais e recursos de manutenção que não estão disponíveis nos outros departamentos.
Ver: Conceitos - Cadastro de Empresa Pessoa
Inclusão
Nesta rotina é feita a Inclusão de clientes pela chave primária do cadastro de empresa pessoa que é o CGC (CNPJ pessoa jurídica) ou o CPF (pessoa física) onde o operador informa ou um ou outro dando inicio a inclusão. Existe a três possibilidades de atuação no cadastro de clientes:
a) Inclusão de um cliente ainda não existente no cadastro de empresa pessoa:
Se o CGC ou CPF informado não existir no cadastro o sistema da início a inclusão total desta pessoa no Cadastro Geral de Empresa pessoa informando todos os seus dados.
b) Inclusão de um cliente já existente no cadastro de empresa pessoa:
Se o CGC ou CPF informado existir no cadastro de empresa pessoa o sistema pergunta se o operador quer cadastrá-lo como sendo cliente, se sim, o sistema gera um código de cliente para esta empresa pessoa e conclui a sub-rotina de inclusão sem ir para a Edição de atributos. Se o operador deseja alterar algum atributo, o fará pela rotina de alteração.
c) Inclusão de um cliente gerando CGC alternativo:
Durante a recepção do CGC ou CPF o operador (se ele estiver habilitado e rotina também) ele a poderá acionar a sub-rotina de geração de CGC alternativo que permite que um cliente tenha vários endereços da cede, cobrança e entrega. Este recurso serve para casos de viação aérea, autarquias e fazendas.
Na entrada do CGC ou CPF estão disponíveis as seguintes ações:
F9 - Gerar
Pressionando a tecla de função F9 o sistema invoca a sub-rotina de geração de CGC Alternativo.
Ver: Geração de CGC alternativo para Clientes
Ver: Conceitos - CGC Alternativo
F10 - Listar
Pressionando a tecla de função F10 o sistema invoca a listagem de clientes pelo CGC ou CPF
Ver: Cadastro de Clientes - Pesquisa pelo CGC CPF
F11 - LisNom
Pressionando a tecla de função F11 o sistema invoca a listagem de clientes pelo Nome
Ver: Cadastro de Clientes - Pesquisa pelo nome
Localizando ou simplesmente digitando um CGC ou CPF sistema válida a entrada verifica a ação, gera um código de cliente e se for cadastramento completo por não existir este CGC / CPF como empresa pessoa, ele vai então para a edição dos atributos deste cliente.
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
Alteração
Nesta rotina é feita a Alteração dos dados cadastrais de clientes pela chave primária do cadastro de clientes que é o Código do Cliente que é informado pelo operado dando inicio a alteração.
Ver: Localiza um Cliente
Após localizar um cliente, o operador poderá alterar os dados deste cliente pertinentes a sua área a efetivação destas alterações só ocorrerá de fato no final da alteração pela confirmação de sua efetivação.
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
Exclusão
Nesta rotina é feita a Exclusão de um cliente localizando-o pela chave primária do cadastro de clientes que é o Código do Cliente que é informado pelo operado dando inicio a este processo.
Ver: Localiza um Cliente
Existe aqui 2 modalidades de exclusão de um cliente que compreende 3 para o cadastro de empresa pessoa:
a) Exclusão do Cadastro de Cliente.
Somente a remoção da empresa pessoa da visão cliente pelo apagamento do seu código de cliente, ela ocorre naturalmente assim quando o cliente também tem visão como fornecedor, do contrario o sistema pergunta se o operador quer também a exclusão dele como empresa pessoa.
b) Exclusão do Cadastro de Fornecedor.
Somente a remoção da empresa pessoa da visão fornecedor pelo apagamento do seu código de fornecedor, ela ocorre naturalmente assim quando o fornecedor também tem visão como cliente, do contrário o sistema pergunta se o operador quer a exclusão dele como empresa pessoa (que é feita no módulo de Manutenção de Fornecedores).
Ver: Detalhamento - Cadastro de Fornecedores
c) Exclusão do Cadastro de Empresa Pessoa.
Para esta condição, não pode existir visão como cliente nem visão como fornecedor para a empresa pessoa, só assim ela pode ser marcada como excluída do Cadastro de Empresa Pessoa. Não ocorre remoção física absoluta do registro, apenas ele ficará desativado não podendo ocorrer operações comerciais com ele. Esta situação se aplica a clientes pessoa física com registro óbito ou pessoa jurídica que deixaram de existir por falência. Não recomendamos exclusão do cadastro de empresa pessoa por outro motivo que não estes. De qualquer forma o registro é mantido no sistema para manter integridade referencial de outros cadastros que se relacionam com o registro da empresa pessoa excluída.
Consulta
Está rotina é o formato mais usual de consulta de cliente apresentando uma série de informações do cliente e é invocada de vários pontos do sistema muitas vezes como uma função, neste caso, ela vem com um cliente pré-definido e não faz busca de um cliente solicitando informação de pesquisa para o operador. Ela possui um conjunto de seis telas básicas com dados do clientes. As telas a seguir apresentadas são um exemplo da rotina de consulta feita a partir do módulo de manutenção do cadastro de clientes pelo departamento financeiro e não como um função:
Localizando o cliente pela função de busca quando a rotina não for função.
Ver: Localiza um Cliente
Para o detalhamento destas telas, quando consulta, usaremos o detalhamento feito neste manual da edição dos conteúdos típicos da inclusão ou alteração de clientes porque lá existe um detalhamento campo a campo conceitualmente:
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
1ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Gerais
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
2ª Tela de Consulta ao Cliente - Endereço
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
3ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Operacionais
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
4ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados Financeiros
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
5ª Tela de Consulta ao Cliente - Contatos no cliente
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
6ª Tela de Consulta ao Cliente - Dados do contato
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
7ª Tela de Consulta ao Cliente - Observação da Área
Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos
Recursos da Consulta de clientes
Durante a consulta, estão disponíveis as seguintes funções de consultas adicionais do cliente apresentada na linha de mensagens do rodapé da tela de trabalho:
Função | Descrição | Link |
F7 - CréUti | Invoca a função de consulta aos créditos utilizados pelo Cliente. | Ver: Consulta a Créditos Utilizados |
F8 - Máquinas | Invoca a função de consulta o Cadastro de População de Máquinas filtrando as máquinas de Cliente. | Ver: Detalhamento - Cadastro da População de Máquinas |
F9 - Observação | Mostra a observação do cliente, da área operacional em que esta consultando. | Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Edição dos campos |
F10 - Compras | Invoca a função de consulta das compras do cliente | Ver: Listagem das Compras do Cliente - Peças |
F11 - C Receber | Invoca a função de consulta dos títulos do cliente no Contas a Receber. | Ver: Detalhamento - Financeiro - Operações - Contas a Receber |
F12 - Informações | Invoca a modulo de informações externas do cliente. | Ver: Detalhamento - Cadastro de Clientes Informações |
Manutenções
Nesta rotina são feitas manutenções no cadastro geral de empresa pessoa (visão clientes) por grupos e por processamentos envolvendo vários módulos de manutenção de responsabilidade exclusiva do departamento financeiro e tão somente a ele.